Notícias

Encontro de Comunicação na FAT






1. Encontro de Comunicação na FAT

"Comunicação, Redes Sociais e Convergência Midiática" é o tema do Encontro de Comunicação que será promovido nesta quarta-feira, dia 17/08, às 18h30, no auditório Ernestina Silva LIma, da Faculdade Anísio Teixeira, em Feira de Santana.

A palestrante é a professora e jornalista Suely Temporal, vencedora do Prêmio ABMP, edições 2008 e 2012, na categoria profissional da assessoria de comunicação.

O evento é organizado pelo colegiado de Comunicação Social da FAT, com apoio das assessorias de Comunicação e Marketing.

2. Exposição ‘Um Olhar Além da Pauta’ na Governadoria

Por trás das lentes das câmeras fotográficas da Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom), nove profissionais põem à prova a sensibilidade diariamente na cobertura das ações do Governo do Estado, na capital e no interior. Reunindo parte de um trabalho mais autoral, produzido durante as atividades institucionais, a exposição ‘Um Olhar Além da Pauta’, no prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. São 27 imagens que ainda vão percorrer outros órgãos de governo e levar a beleza e o talento desses profissionais aos diversos públicos. Durante o lançamento da mostra, colegas, amigos e familiares prestigiaram o reconhecimento pelo trabalho. O que, segundo o curador da exposição e também fotógrafo da Secom, Elói Corrêa, é uma injeção de ânimo para o dia a dia.

“Trabalhamos com o fotojornalismo institucional, mas temos um olhar diferenciado. Estamos atentos a tudo que está ao nosso redor. Ver o resultado desse trabalho é também muito importante não só para mim, mas para todos os meus colegas que estão compondo essa exposição”, conta Elói.

Cada um dos profissionais selecionou três fotografias que representam melhor o seu trabalho. Entre eles, a fotógrafa Carol Garcia surpreende com as imagens de cotidiano retratadas de modo tão sensível. “Observamos tudo que acontece ao nosso redor, de um ângulo que muitas vezes passa despercebido. Ser fotógrafo permite que a gente desenvolva esse olhar mais sensível, pela própria natureza do trabalho. O bacana desse momento é poder ter esse reconhecimento, porque, às vezes, a produção intensa do dia a dia faz com que nem a gente mesmo consiga olhar para nossas fotos com tanta atenção”, afirma Carol.

Para o coordenador de fotografia da Secom, Manu Dias, o melhor do trabalho do setor é o material humano. “Os profissionais são de primeira qualidade. Apostamos em uma profunda reforma de conceitos, de investir em pessoas que estavam surgindo no mercado, unida à experiência de outras, resultando nesse grupo de profissionais competentes e éticos. Fazer o nosso trabalho é muito importante, mas essa descoberta que fazemos do entorno, no extrapolar a pauta oficial, é um dos objetos da alma”, conta orgulhoso o coordenador da equipe.

Realizada pela Secom, a exposição ‘Um Olhar Além da Pauta’ é a consagração do trabalho bem feito e de qualidade, de acordo com o secretário André Curvello. “A ideia é valorizar o dia a dia de quem faz a fotografia da Secom. Isso mostra a sensibilidade de profissionais comprometidos com o seu trabalho. É uma valorização necessária e justa de quem faz seu dia a dia com muita competência e que muitas vezes não aparece, trabalha nos bastidores, mas que tem um processo de extrema importância dentro desse processo, dentro da cadeia de comunicação”, explica o secretário.

Texto repórter Anna Larissa Falcão

3. Centrais protestam hoje contra desemprego e ameaça de mudanças na CLT

Foto: Joca Duarte

Dirigentes das seis maiores centrais sindicais do País (CTB, CUT, CSB, Força Sindical, Nova Central e UGT) realizaram hoje (16/08) o Dia Nacional de Luta, com mobilizações em todas as capitais em defesa dos direitos e do emprego.

O ato foi decidido na assembleia da classe trabalhadora que reuniu o movimento sindical no último dia 26 e deu origem a um documento que aponta saídas para a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos e também faz duras críticas à reforma da Previdência, que prevê paridade na aposentadoria de homens e mulheres, imposição de uma idade mínima para obtenção do benefício e a desvinculação dos reajustes concedidos ao salário mínimo.

“Constituem medidas inaceitáveis e contrárias aos interesses mais elementares dos trabalhadores, dos aposentados e beneficiários do sistema previdenciário", afirma o texto das centrais.

Para Adilson Araújo, dirigente sindical e presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), as mudanças em curso, lideradas pelo ilegítimo governo de Michel Temer, exigem grande mobilização. “Corremos sérios riscos de retrocesso e não podemos vacilar. O momento cobra unidade e foco na luta por um caminho que possibilite barrar a pauta regressiva que ataca, dia a dia, direitos sociais e trabalhistas históricos”, afirma.

Mesmo existindo divergências entre as centrais, elas têm preservado a unidade como instrumento fundamental de luta pela preservação dos direitos. "O 'Fora, Temer!' passou a ser uma questão de sobrevivência", diz Araújo, lembrando que o movimento coordenado das centrais garantiu conquistas importantes, como a política de valorização do salário mínimo.

O documento também reforça a importância da unidade: "A luta que se deve travar requer organização e mobilização para resistir e combater ameaças ao regime de Previdência e Seguridade Social, às relações de trabalho e emprego e às tentativas de criminalizar os movimentos sociais".

Os atos deverão acontecer em pontos tradicionais de manifestação nos municípios e, em São Paulo, será na avenida Paulista, na frente da Federação das Indústrias dos Estados de São Paulo (Fiesp).

Fonte: Portal CTB



Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Estado da Bahia
End.: Rua Gregório de Matos (antiga Maciel de Baixo), Nº 25 - Bahia. CEP: 40.026.240
Tel.: 71 3321-1914 | Email: sinjorba@sinjorba.org.br
© Copyright 2005-2012. Todos os Direitos Reservados