Notícias

Terceira edição de curso trará orientações a jornalistas em cobertura de confronto policial



<br/><br/>
Terceira edição de curso trará orientações a jornalistas em cobertura de confronto policial



Terceira edição de curso trará orientações a jornalistas em cobertura de confronto policial



Em reunião mantida nesta terça (22) entre o Coronel Anselmo Brandão, Comandante da Polícia Militar da Bahia e o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sinjorba), Moacy Neves, as duas instituições renovaram uma parceria para realização de um curso de orientação a jornalistas sobre a postura mais segura em cobertura de confronto policial. O encontro aconteceu na sede do Comando Geral, no Quartel dos Aflitos, em Salvador e contou com a participação da diretora Jurídica da entidade, Marjorie Moura.

Este curso, que já aconteceu em duas outras oportunidades, sendo a última em 2017, é dirigido a jornalistas, repórteres fotográficos e cinematográficos. A ideia é oferecer noções de como o profissional deve proceder durante a cobertura, para evitar ficar exposto numa troca de tiros ou em algum outro tipo de evento no qual haja confronto. A coordenação fica a cargo do Comando do Pelotão de Choque.

Nas edições anteriores o curso ofertado teve como título "Vivência Prática para Jornalistas, Repórteres Fotográficos e Cinematográficos em Áreas de Risco e Manifestações". O programa incluiu a Legislação da Ação Policial, Posicionamento de Tropa e de Imprensa, Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, Agentes Químicos e, ao final, uma Vivência Prática.

Na avaliação do Sinjorba, o curso é de fundamental importância para os profissionais, uma vez que este tipo de cobertura deixou de ser especializada nas redações. "Com a chegada de muitos novos jornalistas às empresas, é salutar que o Sindicato e a PM-BA realizem esta capacitação pelo menos a cada dois anos, permitindo ao profissional conhecer melhor a rotina, as adversidades os riscos e as complicações que podem surgir em um momento como este", diz o presidente do Sindicato, Moacy Neves.

Para Marjorie Moura, que como ex-presidente da entidade acompanhou as duas vivências anteriores, a capacitação de jornalistas é fundamental para preparar os profissionais diante de situações cada vez mais comuns de conflitos sociais. Além disso, estimula a aproximação e o diálogo entre a imprensa e a Polícia Militar, que constantemente convivem em situações limite nas ruas da cidade e podem, desta forma, conviver com harmonia e respeito às atividades que cada um dos representantes destas categorias desempenha nestes momentos.



Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia
End.: Rua Chile, Nº 22, Edificio Desembargador Bráulio Xavier, Sala 301, Centro, Salvador-Ba, CEP: 40.020-000
Tel.: 71 3321-1914 | Email: sinjorba@sinjorba.org.br/ secretaria@sinjorba.org.br
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
© Copyright 2005-2019. Todos os Direitos Reservados