Notícias

PEC dos Jornalistas; a luta agora é na Câmara dos Deputados



A luta agora é na Câmara dos Deputados

A luta agora é na Câmara dos Deputados



Embora ainda festejando a decisão histórica do Senado Federal com aprovação da PEC 33/09 que restabelece a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalista, os 31 sindicatos do país e a Federação Nacional dos Jornalistas já estão mobilizados para definir estratégias para acelerar a tramitação da PEC 33/09 em conjunto com a PEC 386/09, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS). Caberá a cada jornalista em seu estado pressionar a bancada federal a apoior nosso luta, tão justa e respeitosa com uma atividade profissional que se empenha em fazer um trabalho de qualidade e técnica em cada dia de sua pesada rotina diária.

As articulações de bastidores ampliaram o clima tenso da sessão. De um lado, parlamentares que resistiam à PEC 33/09 buscavam manobras de plenário para esvaziar o quorum e protelar a votação. De outro, senadores apoiadores da proposta, respaldados pela mobilização da FENAJ, Sindicatos de Jornalistas e estudantes, buscavam conter as medidas protelatórias, pressionar pela votação e convocar parlamentares a virem ao plenário.

Prevaleceu a pressão da caravana dos jornalistas e estudantes, as intervenções dos senadores Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), autor da PEC, Inácio Arruda (PCdoB/CE), relator da matéria, e da senadora Lídice da Mata (PSB/BA). Os três parlamentares cobraram o compromisso público assumido pelas lideranças partidárias no finalde 2011, quando a PEC/33 foi aprovada em 1º turno, e no início do primeiro semestre de 2012, de votar a matéria.

Por volta das 20h30, a PEC dos Jornalistas foi colocada em discussão e votação. Quando o painel do Senado registrou, às 21h7min, o resultado da votação, jornalistas e estudantes comemoraram. Instantes depois o resultado da votação espalhava-se pela internet.

“O Senado mostrou sintonia e sensibilidade com o desejo da sociedade e dos jornalistas pela qualificação e valorização do jornalismo. Temos certeza de que, com mais luta e mobilização, a Câmara dos Deputados fará o mesmo”, considera o presidente da FENAJ, Celso Schröder.



Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Estado da Bahia
End.: Rua Gregório de Matos (antiga Maciel de Baixo), Nº 25 - Bahia. CEP: 40.026.240
Tel.: 71 3321-1914 | Email: sinjorba@sinjorba.org.br
© Copyright 2005-2012. Todos os Direitos Reservados