Notícias

Sinjorba e Arfoc-Ba manterão plantão para receber denúncias de agressões a profissionais na manifestação de domingo (30/06)



Logotipo Arfoc-Bahia

Logotipo Arfoc-Bahia



O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc-Bahia) manterão plantão para receber denúncias de agressões a profissionais na manifestação de domingo (30/06), assim como foi feito no dia 27/06 durante as manifestações da população baiana exigindo mudanças politicas e de administração pública.

O Sinjorba participou com a OAB-Bahia, Associação Baiana de Imprensa, Arfoc-Ba e Sindicato dos Radialistas de reunião realizada ontem, dia 28/06, quando foram ouvidos os jornalistas Francis Juliano, Evilásio Júnior e Almiro Lopes sobre as agressões sofridas durante a repressão a manifestantes na região do Iguatemi, no dia 22/06. Na ocasião, a repórter fotográfica Marina Silva relatou agressão sofrida em 2011, quando foi presa durante cobertura de caso envolvendo a morte de um policial.

O material resultante será reunido com registros fotográficos dos fatos e encaminhado na forma de relatório ao governador Jaques Wagner, com o qual as entidades mantiveram reunião no dia 25/06, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público Estaudal e Federal.

Ao longo dos anos, a direção do Sinjorba encaminhou documentos com denúncias sobre estes fatos ao comando da PM e à Secretaria de Segurança Pública, mas se ocorreu algum tipo de apuração, não houve resposta ao Sindicato, aos jornalistas e à sociedade. Diante dos fatos expostos, o governador Jaques Wagner, que determinou investigação dos fatos ocorridos contra jornalistas na manifestação do dia 22/06, solicitou que, caso ocorram novos incidentes, a comunicação encaminhada para as representações policiais sejam encaminhadas com cópia para a governadoria.

As entidades pedem aos jornalistas que estaram realizando cobertura das manifestações que mantenham identificações visíveis como roupas personalizadas da imprensa e crachás.



Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Estado da Bahia
End.: Rua Gregório de Matos (antiga Maciel de Baixo), Nº 25 - Bahia. CEP: 40.026.240
Tel.: 71 3321-1914 | Email: sinjorba@sinjorba.org.br
© Copyright 2005-2012. Todos os Direitos Reservados