Notícias

Jornalistas baianos vencem prêmio Abdias Nascimento



Imagem: Ilustrativa

Imagem: Ilustrativa



As jornalistas Camilla França, Clediana Ramos, Ivana Dorali, Maíra Azevedo,Margarida Neide (repórter fotográfica), Meire Oliveira e o jornalista Juracy dos Anjos, do Jornal A Tarde foram vencedores do 3º Prêmio Nacional Abdias Nascimento 2013, na categoria Mídia Impressa, com o caderno especial da Consciência Negra, “Os homens que chamam os deuses para terra”. O trabalho fala sobre os sacerdotes músicos de comunidades religiosas de matriz africana, para quem a equipe dedicou o troféu recebido.

O Caderno é publicado há 10 anos pelo jornal baiano e esta é a segunda indicação da publicação que vem abordando diversos aspectos da temática afrodescente na Bahia. No dia 20 de novembro próximo será lançada mais uma edição.

Em grande noite no Teatro Oi Casa Grande, foram conhecidos no último dia 11, os vencedores do Prêmio, organizado pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio). O concurso distribuiu R$ 35 mil e revelou, em sete categorias, reportagens que tornaram visíveis o racismo no Brasil e formas de enfrentar o problema, que trava o desenvolvimento socioeconômico do país.

Durante o evento, no Rio de Janeiro, o UNIC-Rio, órgão das Nações Unidas (ONU), antecipou que será lançada no Brasil a Década do Afrodescendente, em 20 de novembro, pela Unesco (Organização da ONU para Educação, a Ciência e a Cultura).



Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Estado da Bahia
End.: Rua Gregório de Matos (antiga Maciel de Baixo), Nº 25 - Bahia. CEP: 40.026.240
Tel.: 71 3321-1914 | Email: sinjorba@sinjorba.org.br
© Copyright 2005-2012. Todos os Direitos Reservados