Notícias

36º Congresso de Jornalistas tem encontro contra racismo na imprensa



36º Congresso de Jornalistas

36º Congresso de Jornalistas



Observatório da Imprensa:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed794_36_congresso_de_jornalistas_termina_em_maceio

Por Sandra Martins

Cerca de 500 jornalistas participaram do 36º Congresso Nacional de Jornalistas, em Maceió, entre os dias 02 e 05 de abril. Na pauta, temas relacionados ao Jornalismo, sua relação com a sociedade e sua contribuição na construção da democracia, como a promoção da igualdade racial, a defesa da liberdade de expressão, direitos autorais, ética, relações de trabalho, formação sindical, regulação da comunicação e novas plataformas do jornalismo.

O início dos trabalhos se deu com um marco histórico para a categoria: no dia 02 de abril de 2014, pela primeira vez, ocorreu o Encontro Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (1º Enjira), em Maceió. A caminhada foi longa, mas no ponto de encontro integrantes das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba e Bahia, além do Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros do Rio Grande do Sul, que agregam profissionais engajados na discussão da temática, além de representantes dos demais sindicatos da categoria em outros estados do Brasil.

O evento integrou a programação do Congresso promovido pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e o Sindjornal, além de contar com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR).

Na avaliação do presidente da Fenaj, Celso Schröder, foi uma grande honra ter o Enjira abrindo o Congresso Nacional dos Jornalistas. “Isto era uma coisa que nós devíamos ao jornalismo brasileiro. Este é um assunto que deve ser extremamente debatido em todas as redações pelo Brasil afora”, afirmou.

Valdice Gomes, presidenta do Sindjornal e coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) da Fenaj, falou da grande emoção em ver o primeiro Enjira acontecer Alagoas. “Não é de hoje que lutamos por isso, pois sabemos do quanto é fundamental implementar ações voltadas à igualdade racial em todas as esferas da comunicação social”, disse ela.
 



Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Estado da Bahia
End.: Rua Gregório de Matos (antiga Maciel de Baixo), Nº 25 - Bahia. CEP: 40.026.240
Tel.: 71 3321-1914 | Email: sinjorba@sinjorba.org.br
© Copyright 2005-2012. Todos os Direitos Reservados