A Associação Bahiana de Imprensa formalizou nesta quarta-feira (12), durante reunião mensal da diretoria executiva, a participação no Comitê Baiano em Defesa do Diploma. A adesão foi anunciada pelo presidente da ABI, Ernesto Marques, após o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, apresentar detalhes da campanha que a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos da categoria vêm desenvolvendo em todo o país pela aprovação da PEC 206/2012.
Além de integrar o Comitê, a ABI vai enviar um ofício aos deputados baianos, informando da adesão e pedindo apoio na votação da PEC 206/2012, informa Marques.
Em sua explanação, Moacy Neves desenhou uma linha do tempo a partir da extinção da obrigatoriedade do diploma – por decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2009 – passando pelas lutas pelo retorno à exigência da formação acadêmica do jornalista. No momento, lembra o presidente do Sinjorba, a categoria tem como foco obter o apoio da Câmara Federal à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Nº 206/2012, que restabelece o diploma de graduação em Jornalismo como critério para o exercício da profissão.
“A PEC foi acolhida pelo Senado e está pronta para ser votada na Câmara dos Deputados. A batalha agora é convencer cada deputada e deputado federal a votar a favor da proposta”, diz Neves. Para ser aprovada, a proposta precisa de 308 votos favoráveis. O Sinjorba já esteve em contato com 20 deputados da Bahia – desses, 14 garantiram apoio e os outros 6 disseram que “vão pensar”. Dezenove parlamentares baianos ainda serão contatados.
Juarez Paraíso
Também convidado para a reunião, o restaurador José Dirson Argolo apresentou informações sobre a campanha que está liderando pelo tombamento das obras do artista plástico Juarez Paraíso.
Após a reunião, um almoço de confraternização juntou no auditório Samuel Celestino integrantes da diretoria executiva da ABI, convidados e convidadas. Entre outras personalidades, estavam presentes o presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcanti; o diretor-presidente da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, Luiz Gavazza; a professora doutora Lizir Arcanjo e o jornalista José Cerqueira, especialista em projetos na área cultural.