Home SinjorBA Acadepol, Sinjorba e ABI discutem parceria para promoção de workshop sobre cobertura da mídia na Segurança Pública

Acadepol, Sinjorba e ABI discutem parceria para promoção de workshop sobre cobertura da mídia na Segurança Pública

Encontro reforça diálogo entre instituições e destaca a importância da qualificação jornalística para uma cobertura responsável e segura das ações de Segurança Pública

por Fernanda Gama

Representantes da Academia da Polícia Civil da Bahia (Acadepol), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) se reuniram, nesta terça-feira (20), na sede da Acadepol, para discutir uma parceria institucional voltada à realização do Workshop “O papel da mídia na cobertura segura de ações de Segurança Pública”.

A reunião ocorreu a convite da Acadepol, que será responsável pela promoção do workshop e buscou o apoio das entidades representativas do Jornalismo na Bahia. A proposta é construir, de forma conjunta, uma iniciativa que contribua para o aprimoramento da cobertura jornalística em temas sensíveis, fortalecendo o diálogo entre imprensa e instituições de Segurança Pública, com base no respeito às prerrogativas profissionais, na ética e no direito à informação.

Participaram do encontro o diretor da Acadepol, Dr. Jackson Carvalho, e as coordenadoras da instituição, Lucy Góes e Moema Silveira; a presidenta do Sinjorba, Fernanda Gama; o diretor do Sinjorba e vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Moacy Neves; e a presidenta da ABI, Suely Temporal.

Durante a reunião, foram debatidos os objetivos, o formato e a relevância do workshop como espaço de formação e diálogo, voltado tanto para profissionais da comunicação quanto para agentes da Segurança Pública. A iniciativa pretende contribuir para uma cobertura mais qualificada, segura e responsável, especialmente em situações que envolvem ações policiais e contextos de maior risco, sem prejuízo ao direito da sociedade à informação.

O Sinjorba reafirma que a parceria está alinhada à defesa permanente da valorização do Jornalismo e da segurança dos jornalistas no exercício da profissão, reforçando o papel das entidades na construção de ações formativas que dialoguem com os desafios contemporâneos da comunicação e da Segurança Pública.