Home SinjorBA Assembleias de segmentos dão continuidade à Campanha Salarial

Assembleias de segmentos dão continuidade à Campanha Salarial

por Fernanda Gama

O Sinjorba realiza esta semana cinco assembleias com jornalistas de diferentes segmentos para debater a Campanha Salarial 2025. Os encontros, separados (ver datas e horários abaixo), reunirão os colegas que trabalham no Governo do Estado, Prefeitura de Salvador, Sites de Notícias, Sindicatos e Rádio e TV.

Como é de conhecimento de todos os colegas, não há uma organização que reúna as empresas e demais contratantes de serviços de jornalistas, o que nos obriga ao demorado e cansativo processo de negociações específicas com cada empregador. Iniciamos a campanha em abril com a assembleia geral e já realizamos as assembleias específicas com os colegas de jornais impressos.

Após as assembleias específicas o Sindicato fechas as pautas e encaminhas às empresas e demais empregadores, solicitando marcação de negociação. No caso das prefeituras e governo, vamos protocolar os documentos junto às secretarias de comunicação e nas secretarias que tratam da gestão de pessoal.

Campanha Nacional

Pelo segundo ano consecutivo, em 2025 estamos realizando a nossa mobilização em conjunto com outros sindicatos do país que também têm data-base em 1º de Maio ou outras cujo período negocial esteja próximo. A Fenaj está coordenando a unificação dessas lutas, com a segunda edição da Campanha Salarial Nacional, com uma pauta única nacional abraçada por todos os 31 sindicatos filiados. O Slogan unificado é “QUEM INFORMA O BRASIL SOMOS NÓS – Nossa luta é por direitos e valorização!”

O primeiro movimento da campanha unificada já aconteceu no dia 07 de maio passado, com o Dia Nacional de Luta, que mobilizou colegas em todo o Brasil (clique aqui e saiba mais). Outras ações serão convocadas por todas as entidades envolvidas. Ao todo, 17 estados tem data-base em 1º de Maio e outros três em junho. Outras dois sindicatos, com data-base em abril, estão negociando ainda suas pautas e estão incorporados a esta luta.

No setor público a principal reivindicação é a convocação de concurso público, pleito que se junta a outros também abraçados pelo setor privado, como respeito à jornada de trabalho de 5 horas diárias e estabelecimento de piso salarial, entre outros. A Campanha Salarial Nacional Unificada inclui ainda pautas gerais, como a aprovação da PEC do Diploma e a criação de um fundo de fomento ao jornalismo.

Rádio e TV

No que diz respeito aos colegas de rádio e TV, hoje as negociações dos pleitos desses colegas são feitas na convenção fechada entre o Sinterp e o sindicato de rádio e TV. O Sinjorba tem tentando conversar com a entidade patronal, uma vez que essa representação dos jornalistas deve ser feita pelo Sindicato dos Jornalistas, como acontece em todo o Brasil e já foi pacificado em decisões judiciais

Infelizmente o sindicato patronal (Serteb) tem dado de ombros e sequer respondeu a duas comunicações feitas pelo Sinjorba. Levamos o assunto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), para que este avalie essa esdrúxula situação, mas enquanto isso não nos furtaremos de conversar com os colegas sobre seus pleitos nesse período em que as empresas continuarem ignorando a lei.

ASSEMBLEIAS DE CAMPANHA SALARIAL
– Terça (13/05), 9h – Prefeitura de Salvador
– Terça (13/05), 10h30 – Governo do Estado
– Quarta (14/05), 9h – Sites de Notícias
– Quarta (14/05), 10h30 – Entidades sindicais
– Quinta (15/05), 9h – Rádio e TV