Home SinjorBA Abertas as inscrições para minicurso “Capacitação de mulheres jornalistas para atuação no movimento sindical”

Abertas as inscrições para minicurso “Capacitação de mulheres jornalistas para atuação no movimento sindical”

Formação tem o objetivo de fomentar a criação de comissões de mulheres jornalistas nos Estados

por Fernanda Gama

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Capacitação de mulheres jornalistas para auto-organização e atuação no movimento sindical”, promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e sua Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas. A iniciativa faz parte do projeto “Preparação dos trabalhadores para os desafios de organização e defesa dos direitos laborais na economia digital”, que tem o apoio da Union to Union.

São ofertadas 80 vagas, sendo 40 por turma (uma no dia 30/10 e outra no dia 13/11). Organizado a partir de conteúdos contextuais, por meio de metodologia expositiva, o minicurso é gratuito e acontecerá em ambiente virtual, das 8h30 às 17h (com intervalo para almoço). As pessoas inscritas receberão certificado. Faça sua inscrição AQUI.

O objetivo do minicurso é contribuir para a articulação e o potencial organizativo de mulheres jornalistas, com o intuito de fortalecer as lutas contra as desigualdades de gênero e impulsionar a perspectiva de gênero dentro do movimento sindical brasileiro.

Risco duplo

Historicamente as mulheres têm se organizado coletivamente para enfrentar as estruturas sociais que perpetuam o machismo, o patriarcado, o racismo entre outros marcadores que tem oprimido as mulheres. O movimento feminista tem travado lutas históricas pelos direitos das mulheres e avançado em diversos setores, entre eles no movimento sindical.

De acordo com o estudo divulgado pela Relatoria Especial para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em 2018, intitulado “Mulheres jornalistas e liberdade de expressão – Discriminação e violência de gênero contra jornalistas no exercício da profissão”, as mulheres que exercem a profissão enfrentam um “risco duplo”. Mesmo reconhecendo os avanços da representatividade feminina em áreas como a da comunicação, os direitos fundamentais para o exercício da profissão ainda são impactados pelo gênero.

Nesse sentido, a ideia do minicurso é proporcionar um espaço de acolhimento e formação de mulheres jornalistas para incentivar a construção de articulações estaduais, vinculadas aos sindicatos, porém autogestionadas, como comissões, coletivos e grupos.

A formação é direcionada às jornalistas indicadas pelos Sindicatos, com vagas também ofertadas às mulheres da categoria. As participantes serão multiplicadoras em seus estados e municípios. Desta forma, o minicurso também busca fomentar a criação de comissões regionais/locais de mulheres jornalistas, vinculadas aos Sindicatos.

Programação e conteúdo*

8:30 – Abertura

Maria José Braga – Presidenta da FENAJ

Rose Dayanne Santana Nogueira – Representante da Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas

9h às 11h

Módulo 1 – O movimento feminista, a atuação das mulheres no Jornalismo e no movimento sindical brasileiro

Michelly Santos de Carvalho – Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Comunicação, Gênero e Feminismos: Maria Firmina dos Reis, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e membro da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadoras com Visão de Gênero e Raça (RIPVG – Brasil)

Leila Lima de Sousa – Vice-coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Comunicação, Gênero e Feminismos: Maria Firmina dos Reis, da UFMA

Ana Veloso – Coordenadora do Observatório de Mídia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro da RIPVG Brasil (A CONFIRMAR)

Junéia Batista – Secretária Nacional de Mulheres da CUT

11h às 12h – Experiência de veículo de jornalismo feminista (A CONFIRMAR)

12h às 14h – Intervalo de Almoço

14h às 16h – Módulo 2 – Comissões e grupos de mulheres jornalistas: desafios e possibilidades

Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas – Samira de Castro

Comissão de Mulheres do Sinjorpa – Helena Saria

Coletivo de Mulheres Jornalistas do DF – Renata Maffezoli

16h às 17h – Debate

*Nomes sujeitos a alterações