Home Mobilizações Comissão de Mulheres do Sinjorba debate estratégias contra violência e alerta para salto nos casos de feminicídio

Comissão de Mulheres do Sinjorba debate estratégias contra violência e alerta para salto nos casos de feminicídio

por Sinjorba

A Comissão de Mulheres do Sinjorba, participou, na tarde desta quarta-feira (10/12), do encontro promovido pelo GT da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres para discutir a atuação em rede no atendimento às mulheres em situação de violência.

O evento aconteceu na Casa da Mulher Brasileira, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, com o propósito de celebrar também os 20 anos o Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV), que funciona no local.

Atividade faz parte das ações relacionadas aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência.

A pedagoga e primeira gestora do CRLV, Eleonora Francisca Shiavo, expôs sobre as causas estruturais das violências contra as mulheres, as redes de atendimento às mulheres e de enfrentamento à violência contra as mulheres e as estratégias de atuação conjunta entre os movimentos de mulheres e os órgãos envolvidos na política para as mulheres.

Alguns dos gráficos que apresentou sobre a violência trazem informações desalentadores. Por exemplo, o crescimento dos casos de feminicidio na Bahia, que aumentaram de 3.542, em 2020, para 8.464, em 2024.

Os casos julgados desse crime, deram um salto alarmante – de 3.375, em 2020, para 10.991.

Segundo ela, há falta de prioridade e vontade política para enfrentar a situação de violência contra as mulheres – “as políticas públicas são insuficientes”.

Representaram a CM do sindicato, Isabel Santos e Cláudia Correia.