A Comissão de Mulheres do Sinjorba participou neste 8 de março – Dia Internacional da Mulher – da Marcha 8M, em Salvador. Representantes de organizações, movimentos sociais e coletivos de mulheres se encontraram no Campo Grande e saíram em caminhada até a Praça Castro Alves, em protesto contra os vários tipos de assédio, desigualdade salarial, racismo, violência de gênero e todas as formas de opressão direcionadas às mulheres.
Coordenadora da Comissão de Mulheres, Isabel Santos destaca a importância da manifestação e acredita que as mulheres jornalistas podem contribuir com essa luta. “Precisamos dar um basta à violência contra a mulher com ações como esta que acontece aqui e agora, na Marcha 8M. Estamos nas ruas para bradar, para exigir respeito, para dar um basta ao feminicídio, às agressões domésticas na calada da noite ou escancaradas. Unidas, num mesmo objetivo, poderemos avançar na luta por uma sociedade mais justa, com respeito aos direitos e às liberdades estabelecidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, sem quaisquer distinções”, ressalta Isabel.
Com a faixa “Lute Como uma Jornalista – Diga NÃO ao Assédio” em punho, a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, relembra um ano de impunidade das denúncias de assédio moral contra a direção do Sistema UESB de Rádio e TV e na Assessoria de Comunicação. “Ano passado participamos dessa caminhada pedindo que a UESB investigasse as denúncias. Aqui estamos, um ano depois, e as jornalistas continuam sendo vítimas de assédio no setor por terem feito a denúncia. É inacreditável a forma como essa instituição de ensino vem agindo com suas funcionárias”, lamenta Fernanda, que convida todos e todas para o ato “Mulheres Contra o Assédio”, no dia 13 de março, no Auditório I do módulo Luizão da Uesb.
5ª Jornada de Mulheres do Sinjorba
A 5ª Jornada de Mulheres do Sinjorba continua durante todo o mês de março. No dia 14, a partir das 19h, acontece na Associação Comercial Industrial de Jequié (ACIJ), a “Roda de Conversa – Diga NÃO ao Assédio” com jornalistas e mulheres comunicadoras da região.
Já no dia 22, partir das 14h, o Sinjorba participa, em parceria com a Defensoria Pública da Bahia, do Cinedebate na Sala Walter da Silveira, com a exibição do filme Barbie, dirigido por Greta Gerwig e protagonizado por Margot Robbie, que recebeu oito indicações em categorias do Oscar 2024.
Durante todo o mês, a Comissão de Mulheres do Sinjorba também visita colegas jornalistas nas redações de veículos e assessorias. “Conversamos sobre o trabalho da Comissão, falamos sobre as ações do sindicato e esclarecemos dúvidas. Além disso, as visitas são uma forma de a entidade se aproximar da categoria”, finaliza a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda.