Home Mobilizações Comissão de Mulheres do Sinjorba participa do bloco Xô Assédio! na Mudança do Garcia

Comissão de Mulheres do Sinjorba participa do bloco Xô Assédio! na Mudança do Garcia

por Sinjorba

Pelo terceiro ano consecutivo, o bloco Xô Assédio! vai ocupar o Circuito Riachão, durante o tradicional desfile da Mudança do Garcia, na segunda-feira de Carnaval, levando para as ruas a pauta do combate à violência contra a mulher. A Comissão de Mulheres do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba) estará presente no ato, reforçando o compromisso da entidade com a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento às desigualdades de gênero.

Quem quiser participar do ato pode se juntar ao bloco na concentração, a partir das 7h30, no final de linha do Garcia, somando forças na mobilização contra o assédio, o feminicídio e todas as formas de violência de gênero.

A participação da Comissão de Mulheres do Sinjorba integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo sindicato para ampliar o debate sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e segura, inclusive nos espaços de grande circulação popular, como o Carnaval.

Para a coordenadora da Comissão de Mulheres do Sinjorba, Isabel Santos, estar nas ruas durante o Carnaval é fundamental para dialogar com a sociedade e reafirmar a urgência dessa pauta. “O bloco Xô Assédio! leva uma mensagem direta e necessária: não é não, em qualquer espaço. O Carnaval também precisa ser um ambiente seguro para todas”, destacou.

Bloco destaca dados alarmantes da violência contra a mulher

Com o tema “Xô Feminicídio!”, o bloco levará mensagens como “Não é Não!”, “Basta de assédio!” e outras frases de conscientização em placas e estandartes, chamando a atenção para uma realidade alarmante no país. De acordo com a Defensoria Pública, quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil, e os atendimentos a mulheres em situação de violência cresceram 50% em 2025, em comparação com o ano anterior.

Organizado por diversas entidades que atuam na defesa dos direitos das mulheres, o bloco deverá reunir mais de 300 foliões, incluindo homens aliados à causa. O desfile será animado pelo microtrio de Ivan Huol e pela cantora Juliana Ribeiro, com saída pela manhã do final de linha do Garcia em direção ao Campo Grande, onde ficam as arquibancadas públicas e os camarotes oficiais.

Patrocinado pela Bahiagás, o bloco Xô Assédio! é formado por uma ampla rede de organizações, entre elas a União Brasileira de Mulheres (UBM), Ampara Mulher, CTB, APLB-Sindicato, Sindsaúde-BA, além da Comissão de Mulheres do Sinjorba.