Pelo terceiro ano consecutivo, o bloco Xô Assédio! vai ocupar o Circuito Riachão, durante o tradicional desfile da Mudança do Garcia, na segunda-feira de Carnaval, levando para as ruas a pauta do combate à violência contra a mulher. A Comissão de Mulheres do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba) estará presente no ato, reforçando o compromisso da entidade com a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento às desigualdades de gênero.
Quem quiser participar do ato pode se juntar ao bloco na concentração, a partir das 7h30, no final de linha do Garcia, somando forças na mobilização contra o assédio, o feminicídio e todas as formas de violência de gênero.
A participação da Comissão de Mulheres do Sinjorba integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo sindicato para ampliar o debate sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a promoção dos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e segura, inclusive nos espaços de grande circulação popular, como o Carnaval.
Para a coordenadora da Comissão de Mulheres do Sinjorba, Isabel Santos, estar nas ruas durante o Carnaval é fundamental para dialogar com a sociedade e reafirmar a urgência dessa pauta. “O bloco Xô Assédio! leva uma mensagem direta e necessária: não é não, em qualquer espaço. O Carnaval também precisa ser um ambiente seguro para todas”, destacou.
Bloco destaca dados alarmantes da violência contra a mulher
Com o tema “Xô Feminicídio!”, o bloco levará mensagens como “Não é Não!”, “Basta de assédio!” e outras frases de conscientização em placas e estandartes, chamando a atenção para uma realidade alarmante no país. De acordo com a Defensoria Pública, quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil, e os atendimentos a mulheres em situação de violência cresceram 50% em 2025, em comparação com o ano anterior.
Organizado por diversas entidades que atuam na defesa dos direitos das mulheres, o bloco deverá reunir mais de 300 foliões, incluindo homens aliados à causa. O desfile será animado pelo microtrio de Ivan Huol e pela cantora Juliana Ribeiro, com saída pela manhã do final de linha do Garcia em direção ao Campo Grande, onde ficam as arquibancadas públicas e os camarotes oficiais.
Patrocinado pela Bahiagás, o bloco Xô Assédio! é formado por uma ampla rede de organizações, entre elas a União Brasileira de Mulheres (UBM), Ampara Mulher, CTB, APLB-Sindicato, Sindsaúde-BA, além da Comissão de Mulheres do Sinjorba.



