A decisão tomada, esta semana, pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que inclui os profissionais de comunicação nas categorias prioritárias para vacinação contra Covid-19, abrange também os aqueles que atuam na internet como blogueiros. É preciso que se esclareça, entretanto, que essa qualificação não é aberta a todos que atuam nas redes sociais como “influenciadores digitais”, porque isso extrapolaria o objeto da decisão.
O parâmetro de que trata a decisão da CIB para a classificação de blogueiros está restrita aos jornalistas que possuem o devido registro profissional e que atuam com a produção de notícias. Estão enquadrados, por exemplo, sites de notícias como o Blog do Anderson, de Vitória da Conquista; blog do Gusmão, de Ilhéus; blog do Geraldo José, de Juazeiro; TV FF, de Ezequias Alves, em Teixeira de Freitas. Todos bem conhecidos em suas respectivas regiões e que realizam importante trabalho de jornalismo no interior.
A CIB reúne representantes dos 417 municípios da Bahia e cada cidade tem autonomia para estabelecer o regramento da vacinação, levando em conta a disponibilidade de doses. Mas todos os municípios seguem os mesmos parâmetros aprovados pela Comissão no que se refere aos critérios de enquadramento dos profissionais a serem vacinados.
—————-
No perfil do Sinjorba, no Instagram, você pode tirar várias outras dúvidas. Assista a live que foi gravada com o presidente Moacy Neves.