Home SinjorBA Dia da Liberdade de Imprensa será sempre dia de luta

Dia da Liberdade de Imprensa será sempre dia de luta

por Sinjorba

Neste 7 de junho, Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil, o Sindicato dos Jornalistas na Bahia – SINJORBA diz que a luta pela liberdade não para nunca. Talvez nunca na história poderemos comemorar o dia em que não precisaremos mais lutar por isso.

As pressões, de natureza política e econômica continuam e nunca vivemos um período tão obscuro e de crescente violência contra profissionais de comunicação e, em síntese, contra a própria democracia.

Lembrando Gabriel García Márquez, “os jornalistas têm o poder e as armas para mudar algo todos os dias”. E justamente por isso, desde a chegada do presidente Jair Bolsonaro ao poder, a imprensa e os jornalistas, de acordo com o manual do “gabinete do ódio”, são inimigos a serem combatidos. Ou abatidos.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras, o Brasil ocupa a 111ª posição no ranking de liberdade de imprensa, situando-se na chamada “Zona Vermelha”, onde é considerado muito difícil o exercício do ofício.

Além da censura, os jornalistas ainda enfrentam agressões, assédio e intimidação. Toda a sorte de violência ao exercício de informar que parte do próprio presidente da República e de seus partidários.

A liberdade de imprensa é a garantia do cidadão de que irá receber informações verdadeiras e apuradas dos meios de comunicação de massa, sem interferência do estado e de qualquer tipo de censura, inclusive a dos donos da mídia.

O SINJORBA reafirma seu credo no estado democrático de direito, assegurado à sociedade o direito à informação de qualidade, e marcha na trincheira da defesa intransigente das liberdades de imprensa e de expressão e no combate a qualquer violência contra os profissionais de imprensa.

Neste 7 de Junho, ainda na luta pela vacina para os profissionais de comunicação, o SINJORBA clama pela restituição do diploma de jornalista, por um novo marco regulatório para as comunicações e pelo descarte da abusiva e tóxica Lei de Segurança Nacional, ainda gestada pela ditadura militar.

Em qualquer tempo, a luta pela liberdade de imprensa não vai parar nunca.

SINJORBA – Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Bahia