A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) retoma a partir do dia 16 de setembro que vem a emissão da Carteira Nacional de Jornalista. Suspenso desde 13 de abril passado, o serviço será retomado de maneira paulatina, em um primeiro momento para atender os pedidos que foram efetivados na entidade até aquela data e depois para resolver a demanda reprimida nesses cinco meses.
Em abril, após muito tempo sendo responsável pela confecção da nossa carteira, a empresa que prestava o serviço comunicou a impossibilidade de continuar fornecendo o documento, devido a incompatibilidade entre o seu sistema e o novo sistema implantado pela Federação. A entidade promoveu mudanças para agilizar e modernizar o processo e a fornecedora mostrou resistência em fazer os investimentos necessários, uma vez que o nosso volume de cartões confeccionados é muito pequeno, pouco mais de 2 mil por ano.
Após um rigoroso processo de escolha do novo fornecedor, foi contratada a Valid, que apresentou uma proposta tecnológica aliada à realidade financeira da Federação, dos sindicatos e da categoria. Trata-se da maior empresa em emissão de documentos de identificação do Brasil, 5ª maior fornecedora de SIM Cards do mundo e uma das 10 maiores fabricantes de cartão do planeta.
Nesse período, além de implementar a modernização do sistema de emissão, a Fenaj promoveu a substituição do servidor internacional de armazenamento de dados, de forma a garantir total integridade e agilidade no fornecimento da carteira. Com essas medidas e a contratação de uma nova empresa, alguns processos antes utilizados serão superados, reduzindo o tempo entre o pedido e a chegada do documento nas mãos do jornalista.
Com todas essas medidas efetivadas, informamos que haverá acréscimo no valor final das carteiras. A Fenaj manteve congelados desde 2019 os valores para a emissão dos documentos nacional e internacional de identificação, mesmo tendo havido crescimento das despesas ao longo desses cinco anos.
Porém, diante da nova realidade, haverá um reajuste de 25% para a Carteira Nacional e de 25,45% para a Carteira Internacional (percentuais menores que a inflação acumulada do período). Os novos valores passam a vigorar a partir do dia 16 de setembro que vem. Para as carteiras solicitadas até o dia 13 de abril e já pagas, será mantido o valor anterior.
As carteiras do modelo anterior continuarão válidas e os profissionais não precisam efetuar a troca até o seu vencimento.
Valores
Carteira Nacional
- Valor para jornalistas não sindicalizados – R$ 500,00 (Quinhentos reais).
- Desconto de 75% para jornalistas sindicalizados e em dia com seus sindicatos – R$ 125,00 (Cento e vinte e cinco reais).
Carteira Internacional
- Emitida somente para jornalistas sindicalizados e em dia com seu sindicato – E$ 69 (Sessenta e nove euros).
Clique AQUI e saiba como pedir a nova Carteira Nacional de Jornalistas.