O Sinjorba realizou, no último sábado, 29 de novembro, o 1º Encontro de Jornalistas do Sudoeste, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A atividade integrou a programação do Festival Literário de Rio de Contas (FLIRCONTAS) e marcou mais um avanço no processo de interiorização das ações sindicais no estado.
Pela manhã, o encontro reuniu profissionais de Vitória da Conquista, Rio de Contas, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Firmino Alves, Planalto e Poções, entre outros municípios. Em uma roda de conversa aberta, os jornalistas debateram os desafios da profissão, a precarização do trabalho e a necessidade de mobilização coletiva.
Durante o diálogo, a presidenta do Sinjorba, Fernanda Gama, e o diretor de Finanças da entidade e vice-presidente da Fenaj, Moacy Neves, responderam dúvidas e apresentaram as frentes de luta das entidades, reforçando a importância da organização coletiva.
Para Fernanda, o encontro simboliza a continuidade de um trabalho que já vinha sendo construído, aproximando a entidade dos profissionais de outras regiões do estado. “O encontro representa um marco na nossa aproximação com o interior, um processo que já vinha sendo realizado na gestão anterior e que agora ganha ainda mais força. Nosso compromisso é seguir ampliando essa presença, garantindo que cada jornalista do interior seja ouvido, acolhido e representado. Interiorizar o Sinjorba é fortalecer a categoria em toda a Bahia”, afirmou.
Moacy Neves reforçou essa perspectiva e destacou que a interiorização sempre foi uma prioridade da entidade. “Essas viagens e encontros são essenciais para fortalecer o vínculo com os colegas, ouvir suas demandas e construir respostas coletivas. E esse trabalho não fica apenas no âmbito estadual, levamos essas pautas também para o debate nacional, porque os desafios vividos aqui dialogam com os de todo o Brasil. Aproximar o sindicato das regiões é fortalecer o jornalismo baiano e a luta da categoria em nível nacional”, destacou o vice-presidente da Fenaj.
Debate literário com Jean Wyllys

Jean Wyllys integrou a programação do Encontro de Jornalistas, trazendo uma análise profunda sobre escrita, memória e responsabilidade narrativa.(Foto: Fernanda Gama)
No período da tarde, o encontro recebeu o jornalista, professor e escritor baiano Jean Wyllys, cuja trajetória intelectual e política é reconhecida nacionalmente. Ao compor a mesa sobre os desafios da produção literária para jornalistas, Jean apresentou uma reflexão ampla sobre o papel da escrita como instrumento de construção de memória, enfrentamento simbólico e ampliação das possibilidades narrativas no jornalismo.
Jean parabenizou o Sinjorba pela iniciativa, destacando a importância de ações que aproximem o jornalismo da cultura e da formação crítica.
A mesa foi mediada pela jornalista Amanda Mota e contou com a participação dos jornalistas e escritores locais Marlúccia Araújo e Gustavo Medeiros, que contribuíram com reflexões sobre literatura regional, identidade cultural da Chapada Diamantina e o papel da escrita na preservação das histórias do interior da Bahia.
Presenças institucionais reforçam o encerramento

Representantes do poder público estadual e municipal prestigiaram o encerramento do 1º Encontro de Jornalistas do Sudoeste. (Foto: Sinjorba)
No encerramento das atividades, o evento foi prestigiado pela secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna dos Santos Brito, pelo prefeito de Rio de Contas, Célio Evangelista Silva, pelos vereadores Johny Abreu e Lane de Dr. Adão, entre outras personalidades da política local.
O prefeito agradeceu a presença dos jornalistas no festival literário e destacou o interesse em receber novos encontros e ações do Sinjorba na região.
A secretária Rowenna Brito reafirmou o compromisso do Governo da Bahia com iniciativas que integrem educação, cultura e comunicação. Ela também anunciou apoio à Feira Literária dos Jornalistas, evento que será promovido pelo Sinjorba em 2026, reforçando a parceria institucional.
Interiorização como prioridade da gestão
O 1º Encontro de Jornalistas do Sudoeste foi organizado pelos diretores regionais do Sinjorba, Marcela Souza, Aline Almeida e José Carlos Latinha, responsáveis pela articulação com os profissionais do interior.
A iniciativa reforça um dos eixos centrais da gestão atual: aproximar o sindicato da categoria em todas as regiões, ampliar espaços de formação e fortalecer a atuação dos jornalistas que trabalham fora da capital.
O 1° Encontro de Jornalistas do Sudoeste contou com o apoio da Voah Comunicação, do Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), do CCJOR, do deputado estadual Fabrício Falcão, João César, e dos vereadores de Vitória da Conquista Ivan Cordeiro, Xandó, e Dudé.



