Ao celebrar seus 80 anos de fundação, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) recebeu diversas homenagens e manifestações públicas de apoio de instituições, entidades sindicais, acadêmicas e personalidades políticas que reconhecem o papel fundamental do sindicato na defesa do jornalismo, da democracia e dos direitos da categoria.
Durante a programação comemorativa, o Sinjorba foi homenageado por importantes instituições que atuam na comunicação, na indústria, na educação e na vida pública baiana, seja presencialmente na solenidade oficial, seja por meio de moções, notas públicas, vídeos e declarações em veículos institucionais e redes sociais.
Entre os que prestigiaram o sindicato estão a Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), Bahiagás, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Tribuna da Bahia, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), União dos Municípios da Bahia (UPB), a Câmara Municipal de Salvador e a Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Representantes de diversas entidades prestigiaram a solenidade em homenagem aos 80 anos do Sinjorba. (Fotos: Flavimir Guimarães).
O Sinjorba também recebeu manifestações de reconhecimento de diversas entidades sindicais que constroem diariamente a luta por valorização profissional e justiça social, como o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz), Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (Sindsalba), Sindsaúde-BA, APLB-Sindicato, Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj) e o Sindicato dos Bancários da Bahia, além da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Entre as lideranças políticas que homenagearam a entidade estão os deputados federais Daniel Almeida, Léo Prates e Lídice da Mata; os deputados estaduais Radiovaldo Costa, Robinson Almeida, Hilton Coelho e Ivana Bastos (presidenta da ALBA); o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior; e a vereadora Aladilce Souza, além do ex-deputado e ex-secretário do Estado, Alvaro Gomes. Algumas dessas autoridades estiveram presentes na solenidade, enquanto outras enviaram mensagens, moções e vídeos reforçando o apoio ao sindicato e à categoria.
Em nome de toda a diretoria, o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, agradeceu as manifestações recebidas. “Nos sentimos honrados com cada reconhecimento. Isso mostra que a luta pela valorização do jornalismo, pela liberdade de imprensa e pelos direitos dos profissionais da comunicação é, sim, uma causa coletiva. O Sinjorba completa 80 anos de história com muitos desafios, mas também com muitos aliados. Seguiremos firmes, representando a categoria com dignidade e compromisso”, destaca Moacy.
O Sinjorba reafirma seu compromisso com o jornalismo e os jornalistas, e agradece, com profundo respeito, a todas as instituições, lideranças e entidades parceiras que caminham ao lado do sindicato nessa trajetória de resistência e construção democrática.