A Fenaj e os sindicatos filiados criaram um Fundo de Mobilização para bancar a retomada da luta pela aprovação da PEC do Diploma. Não é novidade para a categoria que as entidades sindicais de jornalistas, de maneira geral, enfrentam sérias dificuldades financeiras. Essa será uma batalha longa, que exigirá assessoria e a nossa permanente presença em Brasília até a votação.
Foi aberta uma conta específica para este fim em nome da Fenaj. Estamos divulgando junto à categoria, professores, instituições de ensino que mantenham cursos de Jornalismo, apoiadores, entidades coirmãs etc, para buscar recursos que banquem os gastos com essa luta. Os sindicatos também estão tomando iniciativas próprias, a exemplo do Sinjorba, que produziu uma camisa, que será vendida por R$ 30,00, para fazer finanças.
Os recursos do Fundo serão usados para três objetivos: produção de materiais de propaganda e campanhas de mídia, contratação de assessoria parlamentar e consultoria técnica em Brasília e garantia da presença permanente da diretoria da Federação e de diretores de pelo menos três sindicatos, semanalmente, em Brasília, no “corpo a corpo” junto aos deputados.
Essa ação já começa semana que vem (17 a 20 de abril), com a caravana de entidades a Brasília (Fenaj e 15 sindicatos já confirmados), para encontros com as lideranças partidárias no Congresso e audiências em ministérios, para tratar do Diploma, Nova Regulamentação da Profissão, Registro Profissional e criação do Funajor (Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo).