O jornalismo baiano está de luto com a perda, neste sábado (28), em Salvador, de José Cerqueira Filho, aos 78 anos, carinhosamente chamado por colegas de profissão de Cerqueirinha e pelos amigos de Meinha, em razão de seu jeito meigo e acolhedor.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) também lamentou a partida de José Cerqueira, que teve uma carreira marcante. Trabalhou por muitos anos no jornal A Tarde, onde atuou como colunista de música; na Telebahia, integrando a equipe de comunicação liderada por Fernando Vita, e por muitos anos foi diretor de Comunicação da Companhia Petroquímica do Nordeste (Braskem). Ele também deixou sua marca na política ao passar uma temporada cobrindo a área, em Brasília.
Um clima de tristeza tomou conta de colegas que receberam a notícia durante a tarde, muitos deles reunidos em eventos culturais — uma área que ele tanto incentivou e fortaleceu ao longo de sua trajetória, especialmente ao apoiar, quando trabalhava na Copene, o Troféu Caymmi, uma premiação de destaque da música baiana, criada para homenagear o compositor Dorival Caymmi.
Cerqueirinha era pleno de criatividade. Quando ingressou na Faculdade de Comunicação da UFBA, em 1973, impactou os colegas do curso de Jornalismo ao levar o compositor Gonzaguinha para um bate-papo com eles.
Nas redes sociais, multiplicaram-se as manifestações de surpresa e pesar, acompanhadas de depoimentos que destacam o grande ser humano que foi, além de um profissional competente, ético, responsável e comprometido.
Casado com a gaúcha, Malu, deixa a filha Júlia. O velório começa às 10 horas deste domingo(29), no Jardim da Saudade, e a cerimônia de cremação acontece às 14h.



