Home Obituário Jornalismo perde o olhar singular e a afabilidade de Haroldo Abrantes

Jornalismo perde o olhar singular e a afabilidade de Haroldo Abrantes

por Sinjorba

Ainda em choque com a partida precoce de nossa colega Nayá Lôbo, que nos deixou na quinta (31), aos 33 anos, recebemos na manhã deste domingo (03) a informação do falecimento do jornalista Haroldo Abrantes, aos 66 anos. Ele estava internado há pouco mais de duas semanas, após uma crise de úlcera, mas teve complicações nos últimos dias, deixando o plano terreno na noite deste sábado (02). Seu corpo será velado no Cemitério do Campo Santo, a partir das 12h e a cerimônia de cremação será às 16h30.

Haroldo era filiado ao nosso Sindicato desde 1982, com matrícula sindical 537. Estava compondo o Comitê em Defesa do Diploma de Jornalismo, instalado pela entidade em 2023, em defesa da formação superior como pré-requisito básico para o exercício profissional, representando a Universidade Católica de Salvador, onde era o coordenador da Escola de Comunicação e Negócios. Esteve conosco ano passado, virtualmente, nas reuniões do fórum e, presencialmente, em duas oportunidades: na Sessão Especial pela passagem do aniversário do Sinjorba, em abril, na Câmara de Salvador e no debate ocorrido na UCsal, em defesa do diploma, em maio.

Nos últimos anos, Haroldo abraçou a carreira acadêmica, dedicando-se à formação de novos jornalistas, passando pelas faculdades Unirb e 2 de Julho, até aportar na UCSal. Antes, dedicou seu olhar singular de jornalista para a fotografia. Trabalhou como repórter fotográfico nos jornais A Tarde, Bahia Hoje, Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia e Correio da Bahia, além de passar pela Secom-BA e Fieb.

Abrantes era formado em Comunicação Social – Jornalismo Gráfico e Audiovisual, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia – PPGA (2009), doutor em Antropologia no Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia – PPGA (2019). Fotojornalista por opção, ao longo da carreira recebeu vários prêmios, sendo um dos últimos, o IX Prêmio Pierre Verger, em 2018 – categoria ensaio fotográfico, promovido pela Associação Brasileira de Antropologia.

Era casado com Martha Galrão, pai de Priscila Povoas Abrantes da Silva e de Beatriz Abrantes que, neste domingo, enviou essa linda mensagens aos amigos de Haroldo: “Infelizmente, meu pai teve que partir. Vamos ficar com saudades desse ser humano incrível que é meu pai. Meu encantador de cães que sempre foi o líder da nossa comunidade, calmo e assertivo. Meu capitão Fantástico, que sempre nos ensinou a curtir a vida e a ser curiosos sobre o mundo. Sempre tão solidário e amoroso com aqueles ao seu redor”.

O Sinjorba se solidariza com os colegas, amigos e familiares de Haroldo Abrantes, (1957-2024), unindo-se na dor e consternação pela triste perda.

Publicações Relacionadas