Home SinjorBA Jornalistas baianos agora podem se sindicalizar de forma online, rápida e prática

Jornalistas baianos agora podem se sindicalizar de forma online, rápida e prática

por Fernanda Gama

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) acaba de tornar o processo de filiação ainda mais acessível. Agora, todos os jornalistas que possuam registro profissional podem se sindicalizar de forma totalmente online, com rapidez, praticidade e segurança. A novidade facilita o acesso à entidade, permitindo que profissionais de todas as regiões da Bahia fortaleçam a luta coletiva pela valorização da categoria sem sair de casa.

Para se sindicalizar, basta preencher o formulário disponível no site do Sinjorba, anexar os documentos solicitados e efetuar o pagamento da mensalidade — que pode ser apenas referente ao primeiro mês. O valor é de R$ 40,00 para profissionais da capital e R$ 20,00 para os do interior.

Após a conferência da documentação pela equipe do sindicato, o comprovante de filiação é enviado para o e-mail e o WhatsApp informados no momento do cadastro.

Para a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, a filiação sindical não é apenas um ato formal, mas uma demonstração de compromisso com a valorização da profissão e o fortalecimento da luta coletiva por melhores condições de trabalho, salários dignos e respeito aos direitos da categoria. “Em um cenário de constantes ataques à imprensa, precarização das condições de trabalho e desvalorização dos profissionais da comunicação, estar sindicalizado é um passo essencial para defender o jornalismo com autonomia, independência e dignidade. Só com um sindicato forte será possível promover as mudanças que a categoria tanto precisa”, destacou Fernanda.
Confira abaixo os documentos necessários para sindicalização :

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do diploma (se diplomado);
  • Cópia do Registro Profissional (constante na carteira de trabalho no item Registro de Profissões Regulamentadas – também pode ser obtido no site do Ministério da Economia);
  • Cópia da carteira de trabalho (foto, qualificação civil, registro);
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Uma (01) foto 3×4.

Filie-se agora mesmo e faça parte de quem luta por valorização, respeito e dignidade profissional. Sua participação é essencial para construirmos um jornalismo mais justo, ético e fortalecido em toda a Bahia. Sinjorba Forte, Jornalismo Forte.