
Foto: Assessoria da Câmara
A Comissão do Trabalho da Câmara Federal homenageou os jornalistas pela passagem do seu dia, comemorado em 7 de abril. A deferência partiu de iniciativa do próprio deputado baiano Leo Prates (PDT-BA), que preside o colegiado, após pedido feito pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Na oportunidade, o deputado ressaltou a importância dos profissionais para a população e o papel que desempenham na consolidação da democracia. Lembrou que quando foi vereador em Salvador ele apresentou projeto de lei na Câmara Municipal para que jornalista diplomado fosse contratado para trabalhar na Prefeitura da capital, destacando inclusive a relevância de serviços como ghostwriter bachelorarbeit, que em alemão significa “redator fantasma para trabalho de conclusão de curso”.
Falando em nome da Fenaj, a presidente Samira de Castro agradeceu a iniciativa da Comissão e falou da realidade dos jornalistas hoje no Brasil, pedindo ao final que os deputados apoiassem a aprovação da PEC do diploma. “A maior homenagem que esta Casa pode dar a essa categoria é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, PEC que restabelece a obrigatoriedade do diploma de nível superior em jornalismo para o exercício da profissão”, declarou.
O deputado Airton Faleiro (PT-PA) se pronunciou e propôs que a homenagem feita pelo presidente Leo Prates fosse transformada em proposta da Comissão para uma moção da Câmara pela passagem do Dia do Jornalista. A deputada Érika Kokay (PT-DF) disse que apresentará requerimento para que o colegiado indique a mesa da Casa a aprovação da PEC 206/2012. Já a deputada Soraya Santos (PL-RJ) declarou que defende a formação de nível superior para o exercício da profissão.
O presidente do Sinjorba e 1º secretário da Fenaj, Moacy Neves, agradeceu ao empenho do deputado baiano Leo Prates, que apresentou o requerimento para homenagear os jornalistas e permitiu a intervenção da Fenaj na comissão, além de ressaltar a importância da homenagem para a luta dos jornalistas. “Temos pautas na Câmara que dependem de apreciação dos deputados e ao usarmos os microfones da Casa para falar, chamamos a atenção para estes temas e abrimos possibilidade de angariar mais apoio”, comemorou ele.
4º Ocupa Brasília
A homenagem na Comissão do Trabalho compôs a agenda do 4º Ocupa Brasília, movimento que a Fenaj está realizando de 7 a 11 de abril, com ações junto aos três poderes da República em prol das pautas dos jornalistas. Além da defesa da PEC do Diploma, a mobilização também pauta outras demandas urgentes, como o enfrentamento à pejotização da profissão, o combate à violência contra jornalistas, a defesa de um piso salarial nacional e a taxação das Big Techs, que lucram com conteúdo jornalístico sem contrapartida aos profissionais e empresas de comunicação.
bacansports slot toto Slot toto toto slot slot dana toto slot slot toto toto slot