Nos dias 15 e 16 de julho (terça e quarta da próxima semana), jornalistas sindicalizados em todo o estado participarão da eleição que definirá as novas diretorias do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), para o triênio 2025-2028.
A votação será realizada de forma online, da mesma forma utilizada na eleição anterior, em 2022. O processo é coordenado nacionalmente pela Comissão Eleitoral da Fenaj, com apoio da comissão eleitoral estadual, responsável pela condução do pleito no Sinjorba.
Nesta eleição, apenas uma chapa concorre em cada instância. Na Fenaj, a atual presidente, Samira de Castro, busca a reeleição, tendo como candidato a 1º vice-presidente o jornalista baiano Moacy Neves, atual presidente do Sinjorba. Já na Bahia, a chapa que disputa a direção do sindicato estadual é encabeçada por Fernanda Gama, atual vice-presidente, que agora concorre à Presidência.
O processo de votação terá início às 8h do dia 15 e seguirá até as 20h do dia 16 de julho, garantindo a todos os jornalistas sindicalizados, e em dia com suas obrigações, o direito ao voto de forma segura, prática e acessível. Abaixo divulgamos um resumo do processo e informações úteis para todos os eleitores.
Sinjorba e Fenaj fortes
O presidente do Sinjorba e atual 1º secretário, Moacy Neves, conclama a categoria a participar do pleito, de forma a continuar o processo de fortalecimento das duas organizações, fundamentais para a luta dos jornalistas. Ele diz que uma eleição participativa ajuda a construir essa legitimidade e força das novas direções.
“Mesmo em um cenário desafiador para o exercício do jornalismo e para os direitos dos trabalhadores, seguimos construindo caminhos de resistência, diálogo e conquistas mas, para isso, precisamos de sindicatos e uma federação fortes, ativos e legitimados pelas suas bases”, diz. Ele ressalta que o voto é simples, online e rápido, mas carrega um grande significado. “Uma boa participação expressa a confiança no nosso projeto coletivo, na defesa da profissão e na valorização do nosso trabalho”, conclui.
Quando iniciou seu processo de reconstrução, em 2019, o Sinjorba teve 186 associados aptos ao voto. Em 2022, mesmo após uma pandemia que durou quase dois anos e desempregou vários jornalistas, o colégio eleitoral foi ampliado para 289 colegas. “Agora, em 2025, crescemos um pouco mais e passaremos de 400 sindicalizados adimplentes e em condições de voto, o que expressa o avanço e a confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido”, finaliza Moacy.
Quem pode votar?
1) Para a FENAJ:
• Os sindicalizados ao Sinjorba 15 de abril de 2025
• Os que estão em dia com a mensalidade sindical até 30 de junho de 2025
2) Para o SINJORBA:
– Os sindicalizados ao Sinjorba 15 de abril de 2025
– Os que estão em dia com a mensalidade sindical até o primeiro dia da eleição (os jornalistas inadimplentes podem regularizar sua situação até 15 de julho para garantir o direito ao voto).
Como será a votação?
– A eleição será totalmente virtual. O sistema de votação estará aberto das 8h do dia 15 de julho até às 20h do dia 16 de julho de 2025.
• O jornalista terá acesso à plataforma de votação pelo email e a senha individual que será enviada para o email pessoal cadastrado junto ao Sinjorba até a noite do dia 14 de junho de 2025;
• O jornalista votará na chapa para a Fenaj e, concluída essa votação, votará na eleição do Sinjorba;
• O voto para as comissões de ética é por nome. Cada jornalista poderá escolher até 5 nomes entre os candidatos.
Conheça as chapas
– Clique aqui e conheça a chapa que concorre ao Sinjorba
– Clique aqui e conheça a chapa que concorre à Fenaj
Dúvidas
Caso algum jornalista tenha dúvidas sobre sua situação cadastral, filiação ou sobre o processo de votação, pode entrar em contato com o Sinjorba pelos canais abaixo:
• E-mail: secretaria@sinjorba.org.br
• WhatsApp: (71) 3321-1914