Home SinjorBA Lídice da Mata (PSB) vai ajudar na mobilização na Câmara contra a MP 905

Lídice da Mata (PSB) vai ajudar na mobilização na Câmara contra a MP 905

por Fernanda Gama

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, além de Isabel Santos, membro da Comissão de Ética da entidade, estiveram na manhã desta sexta (20) com a deputada Lídice da Mata (PSB), em seu escritório, em Salvador. Eles conversaram sobre a MP 905 e a articulação junto à Comissão Mista que analisará a medida para derrubar o artigo que trata da extinção do registro das profissões de jornalista, radialista e mais 12 ocupações.
Lídice comentou que por conta da relatoria da CPMI das Fake News, ela está impossibilitada de assumir outras comissões extraordinárias, mas que vai se empenhar junto à bancada do PSB e membros da Comissão da MP 905 para que os artigos que tratam dos registros profissionais sejam retirados do relatório que irá ao plenário.

Na oportunidade, ela analisou as dificuldades existentes hoje no Congresso e mostrou preocupação quanto a composição da comissão mista, com muitos membros intimamente ligados ao governo Bolsonaro. Porém, se colocou a disposição para cerrar fileiras junto com os jornalistas nessa batalha.
A deputada baiana ainda falou sobre o trabalho na CPMI das Fake News e sugeriu que o Sinjorba, junto com outras organizações da sociedade civil, promovam uma campanha de “conscientização digital”, de forma a preparar a população para reagir às notícias falsas. Lídice disse que um dos legados da Comissão Parlamentar de Inquérito pode ser a definição de punições por este crime.