Os deputados federais Otto Alencar Filho (PSD) e Dal Barreto (União Brasil) agora compõem a lista dos parlamentares baianos que votarão a favor da PEC 206/2012, que restabelece o diploma de nível superior em Jornalismo como pré-requisito ao exercício profissional de jornalista. Agora são 18 votos já garantidos na bancada da Bahia na Câmara.
O encontro com Otto Filho aconteceu em seu escritório, em Salvador, na segunda (21). Na oportunidade ele garantiu trabalhar junto à liderança de seu partido e à Mesa da Câmara para que o assunto seja debatido. Ele concordou que é inconcebível que a sociedade fique à mercê de um jornalismo praticado sem rigor técnico, sem noções de ética e responsabilidade profissional, tornando a sociedade refém de fake news e manipulações. O deputado lembrou como seu pai, senador Otto Alencar, foi vítima de mentiras na internet por defender a ciência e a vacina durante a pandemia de covid-19.
Na terça (22), a reunião com Dal Barreto ocorreu na Liderança do União Brasil na Assembleia Legislativa da Bahia. Após manifestar seu apoio ao que ele chamou de justa reivindicação dos jornalistas, ele declarou que o caminho que vem sendo trilhado pela Fenaj e pelos sindicatos, de procurar os líderes partidários e construir o apoio das bancadas estaduais, é a melhor forma de garantir a força política necessária para a aprovação da PEC.
Disseram SIM à PEC do Diploma (16)
Alice Portugal (PCdoB)
Antônio Brito (PSD)
Bacelar (PV)
Dal Barreto (União)
Daniel Almeida (PCdoB)
Elmar Nascimento (União)
João Leão (PP)
Jorge Solla (PT)
Joseildo Ramos (PT)
Leo Prates (PDT)
Lídice da Matta (PSB)
Otto Alencar Filho (PSD)
Paulo Azi (União)
Paulo Magalhães (PSD)
Raimundo Costa (Podemos)
Valmir Assunção (PT)
Zé Neto (PT)
Waldenor Pereira (PT)
Ficaram de pensar sobre a PEC (06)
Alex Santana (Republicanos)
Artur Maia (União)
Charles Fernandes (PSD)
Josias Gomes (PT)
Marcio Marinho (Republicanos)
Pastor Sargento Isidorio (Avante)