A aplicação inteligente dos dados a fim de potencializar os resultados no marketing político foi assunto do minicurso oferecido pelo Sinjorba gratuitamente a jornalistas, estudantes e outros profissionais de comunicação de Feira de Santana, nos dias 18 e 19 de novembro. Os participantes conheceram ferramentas e técnicas para a realização de diagnóstico, planejamento e produção de conteúdo, gestão de comunidades e para o uso das inteligências artificiais em uma campanha eleitoralna era algorítmica. O palestrante foi o professor, jornalista e estrategista político Yuri Almeida.
Para o docente, a comunicação eleitoral no Brasil contemporâneo requer um novo jeito de fazer campanhas políticas, com uma escuta ativa e inteligência de dados. Durante o minicurso, cujo tema foi “Estratégias Digitais para Campanhas Políticas”, Yuri Almeida demonstrou, com exemplos de sucesso, como decisões estratégicas foram tomadas a partir da leitura correta dos dados.
“O marketing político é, hoje, cada vez mais guiado por dados. Não há como trabalhar ou produzir conteúdo somente usando criatividade, intuição. Mais do que arte atrativa e conteúdo motivacional, o que decide uma eleição são dados, leitura de território e engenharia narrativa. É necessário entender o comportamento do eleitor, mapear tendências e ajustar a mensagem em tempo real. Curtida em rede social não representa voto. As decisões políticas devem ser apoiadas por evidências sólidas. Os dados são maiores do que os dogmas”, pontua Almeida.
Com uma base prática e teórica robusta, o professor citou diversas ferramentas que auxiliam o profissional a, através do uso inteligente dos dados,fazer um diagnóstico do contexto para o assessorado; identificar o comportamento eleitoral para montar estratégias que convertem voto; posicionar o candidato com autoridade e protagonismo; ecriar narrativas que movimentam a opinião pública e colocam o candidato no centro das discussões. Entre as ferramentas citadas nos dois dias da capacitação estão Buzzmonitor Trends, Answer The Public e Perplexity.
Desafios e novas oportunidades
Durante o minicurso, Yuri Almeida destacou que a internet, os avanços tecnológicos, os dados e as novas formas de se comunicar trazem desafios e oportunidades de atuação à área jornalística. Ainda conforme a avaliação do docente, esse novo cenário amplia as oportunidades de renda para o profissional.
Segundo a jornalista Patrícia Sales, “o minicurso foi de extrema importância, pois, trouxe ferramentas inovadoras que irão auxiliar no meu dia a dia. As eleições de 2026 estão próximas, então, já tenho mais informações para atuar no mercado de trabalho”.
Carina Góes, também jornalista,disse ter vivido um momento de grande aprendizado e comemorou a reunião da categoria para a socialização de conhecimento.
A capacitação com Yuri Almeida foi presencial e aberta a profissionais sindicalizados e não sindicalizados, com emissão de certificado de participação aos que frequentaram os dois dias da atividade. A iniciativa reforça o compromisso do Sinjorba com a formação e atualização profissional dos jornalistas baianos.
Antes do início da atividade formativa com Yuri Almeida, no dia 18 de novembro, a diretoria do Sinjorba reuniu-se com jornalistas de Feira de Santana. O objetivo foi ouvir as demandas locais da categoria, além de apresentar as propostas da nova gestão e atualizar os profissionais sobre as lutas em andamento.
“Gostei muito da reunião com a diretoria do Sinjorba. Foram esclarecidas muitas questões trabalhistas. Nós, enquanto jornalistas, temos de acreditar no nosso trabalho. Muitos estão desmotivados, porém, saber que temos um sindicato atuante é muito bom. Eu ainda não sou sindicalizada. A partir de agora, vou me sindicalizar”, acrescentou Carina Góes.
O minicurso foi organizado pela diretoria do Sinjorba, em parceria com a APLB Feira de Santana, que cedeu a estrutura física e os equipamentos. A empresa LinkNet, provedor de acesso à internet, também apoiou o evento.
A nova diretoria do Sinjorba, empossada em 19 de setembro deste ano, é presidida pela jornalista Fernanda Gama e reúne profissionais da capital e do interior. Na Regional Nordeste, a direção é composta por Amini Dórea (diretora) e João Mascarenhas (vice-diretor).



