Morreu neste domingo (23), aos 91 anos, em Nazaré, sua cidade natal, o jornalista, escritor, professor e bacharel em Direito, Lamartine Augusto de Souza Vieira. Membro fundador da Academia de Letras do Recôncavo, fazia parte do quadro de intelectuais da cidade. Um dos mais antigos jornalistas filiados ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), com matrícula 137, atuou nas redações do Jornal A Tarde, O Brado, O Conservador e O estudante. Fundador e editor do jornal O Alvitre, que celebrou 70 anos neste mês de março com uma edição comemorativa, o veículo é um dos mais antigos impressos da Bahia.
Autor do livro Porta do Sertão, Lamartine era dono de uma das escolas mais tracionais da cidade de Nazaré, o Colégio Dr. Aurélio Miranda. Professor Lamartine, como gostava de ser chamado, deixa mulher, três filhos, seis netos, uma bisneta, irmãs, sobrinhos e centenas de alunos. Entre as sobrinhas, a jornalista Líliam Cunha, diretora deste Sindicato.
O velório acontece no Colégio Dr. Aurélio Miranda, situado à Avenida D. Pedro II, em Nazaré, com sepultamento na segunda, dia 24, às 11 horas, no cemitério Nosso Senhor dos Aflitos.