Home SinjorBA Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

por Fernanda Gama

O Sinjorba  Sudoeste,  no seu pleno exercício legal, repudia e se posiciona rigorosamente  contra qualquer tentativa de impedimento à liberdade de imprensa e a qualquer ameaça aos profissionais de Comunicação.

Os jornalistas trabalham para levar as informações dos fatos  à sociedade e não podem ser impedidos nem censurados no exercício da profissão. Entendemos que o direito à informação, é complementado com o dever ético de informar que cabe aos profissionais de imprensa.

A jornalista, Andreia Giovanni, da Sucursal Chapada Diamantina do Blog Sudoeste Digital, após nota intitulada:  COVID-19 PREFEITO DE IBICOARA PROMOVE AGLOMERAÇÃO, tem recebido ameaças veladas de seguidores do Prefeito Haroldo Aguiar (PSD), e do Executivo municipal. Em clara tentativa de intimidar a referida profissional de imprensa, o prefeito expôs numa rede social a conversa que teve com a jornalista e o telefone dela. Fez isso no perfil da repórter e no seu próprio perfil.

 “Além de quebrar o isolamento social várias pessoas que estavam presentes no local e o próprio prefeito não usavam máscaras, ação que vai de encontro as recomendações sanitárias mais básicas. “

Na  publicação, a nossa colega visa informar e alertar  os riscos pela quebra de isolamento que ocorreu.  A liberdade de imprensa  é direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão e deve ser considerada uma obrigação social. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciados. Pois, o exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social.

O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, o que foi feito com muito profissionalismo, por Andreia Giovanni, pautou seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.

Finalizando, não podemos falar de liberdade se os profissionais são tratados com ameaça e ou violência.

Vitória da Conquista, 13 de agosto de 2020
Edna Nolasco
Diretora – Sinjorba Sudoeste