Home SinjorBA Nova fase dos seminários regionais “Jornalismo, sim!” inicia pelo Nordeste na quinta-feira (19)

Nova fase dos seminários regionais “Jornalismo, sim!” inicia pelo Nordeste na quinta-feira (19)

por Fernanda Gama

Depois de apresentar e debater com a categoria dos jornalistas a proposta de taxação das grandes plataformas digitais e criação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) inicia, na quinta-feira, dia 19 de agosto, às 18h, a segunda fase dos seminários regionais “Jornalismo, sim!”. Dessa vez, os encontros virtuais serão com representantes de entidades da sociedade civil organizada, começando pela Região Nordeste.

Os seminários com entidades têm apoio da Fundação Friedrich Ebert, da Union to Union e da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). Os Sindicatos de Jornalistas estão enviando os convites diretamente às entidades de seus estados.

Jornalistas que não participaram da primeira fase dos debates podem acompanhar pelas redes sociais da FENAJ e dos Sindicatos.

Debatedores:

Samira de Castro – Jornalista, repórter do jornal Diário do Nordeste, segunda vice-presidenta da FENAJ e diretora do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

Edgard Patrício de Almeida Filho – Jornalista. Professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC. Coordenador do grupo de pesquisa PráxisJor – Práxis no Jornalismo. Coordenador da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade da(o)s Jornalistas (Retij), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Produtor do podcast PapoCom – Comunicação e Sociedade.

Ana Carolina Westrup – Mestre em Economia Política da Comunicação (PPGCOM/UFS), pesquisadora do Laboratório de Estudos do Poder de Política (LEPP/UFS), doutoranda em Sociologia (PPGS/UFS) onde estuda as Plataformas Digitais e o impacto das Fake News sobre o sistema político. É bolsista CNPq em Tecnologia Social e integrante do Intervozes-Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Coordenação:

Moacy Neves – É jornalista, assessor do Sindicato dos Fazendários do Estado da Bahia (Sindsefaz) e da Casseb Saúde, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba).