Home SinjorBA Pandemia, desinformação e plataformas: Encontro de Jornalistas do NE discute os desafios do jornalismo

Pandemia, desinformação e plataformas: Encontro de Jornalistas do NE discute os desafios do jornalismo

Evento reunirá grandes nomes do jornalismo progressista brasileiro e do ensino e da pesquisa em comunicação

por Fernanda Gama

Durante a pandemia da Covid-19, a necessidade de informações ressaltou o papel do jornalismo, no entanto, ampliou também a presença da desinformação e acelerou o processo de plataformização do trabalho dos profissionais. Diante desta realidade, os Sindicatos de Jornalistas Profissionais de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Luís (MA) e Sergipe convocaram o I Encontro Regional de Jornalistas do Nordeste, que acontece de 19 a 21 de novembro, de forma virtual.

O evento pioneiro, que reunirá todos os nove estados nordestinos, tem como tema “Jornalismo na Linha de Frente – O trabalho do jornalista em tempos de pandemia, desinformação e plataformização” e acontece de forma conjunta ao XI Congresso dos Jornalistas do Ceará. Jornalistas, estudantes de jornalismo, profissionais da comunicação e outros interessados no assunto são convidados a se inscreverem (clique AQUI ).

O Encontro contará com a participação de jornalistas, professores e pesquisadores da área, além de representantes sindicais da categoria como palestrantes. Na lista de painelistas, profissionais consagrados como Joaquim de Carvalho, jornalista investigativo e produtor do documentário “Bolsonaro e Adélio – Uma fakeada no coração do Brasil”, Juliana Dal Piva, colunista do UOL e apresentadora do podcast “A vida secreta de Jair”, Fausto Salvadori, da Ponte Jornalismo, e Jana Sá, repórter na Agência de Notícias Saiba Mais (RN).

Também na programação, Roseli Fígaro, da Universidade de São Paulo (USP), Rafael Grohmann, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Helena Martins e Rafael Rodrigues, ambos da Universidade Federal do Ceará (UFC) – nomes que conduzem pesquisas sobre os assuntos abordados no evento.

A atividade já se configura como o maior fórum de discussão do campo progressista do campo da Comunicação, com nomes que defendem a democratização dos meios de comunicação de massa, os direitos trabalhistas e a ética no exercício profissional do Jornalismo. A expectativa dos organizadores é reunir 300 participantes.

Ato político marcará abertura

A abertura começa às 19h, com a presença da presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Maria José Braga, dos presidentes dos sindicatos de jornalistas da Região Nordeste, lideranças populares e autoridades, que farão um grande ato político em defesa da Democracia, do jornalismo e dos direitos dos jornalistas.

“Vivemos o período mais desafiador de nossa história, com a pandemia, desinformação em massa, movimentos que tentam descredibilizar a imprensa, as antirreformas que precarizam as relações de trabalho e a crise de modelo de negócios tradicionais do jornalismo. Por estes e outros motivos, precisamos nos reunir, debater a conjuntura em que vivemos, observar os bons exemplos e reforçar a nossa resistência. É hora, mais do que nunca, de fortalecer o jornalismo e os jornalistas”, destaca Rafael Mesquita, presidente do Sindicato do Ceará.

Inscreva-se

O valor de inscrição é R$ 20,00, para jornalistas sindicalizados em dia, estudantes e aposentados. Demais participantes, pagam R$ 40,00. A taxa inclui acesso a todo o programa do evento, que conta com uma conferência de abertura, quatro painéis e uma plenária final, na qual será apresentado, debatido e aprovado o plano de lutas dos jornalistas nordestinos.

As inscrições podem ser feitas AQUI

Evento gratuito para professores e estudantes da UFC, UFCA e Uni7 

Os cursos de jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) se tornaram parceiro do Encontro, com presença inclusive na programação. Diante disso, professores e estudantes das instituições terão inscrições gratuitas. A ideia é fortalecer a participação e o intercâmbio de experiências entre a educação e a práxis profissional.

Programação:

Dia 19 – Sexta-feira

19h – Solenidade de abertura

20h – Conferência Magna

Convidado:

Joaquim de Carvalho

Jornalista investigativo e colunista do site Brasil 247. Foi subeditor da Veja e repórter do Jornal Nacional. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa).

22h – Encerramento

Dia 20 – Sábado

9h – Painel 1 – Jornalismo atividade essencial, rotinas produtivas e aceleração da plataformização

Convidados:

Rafael Rodrigues

Professor do Curso de Jornalismo (Instituto de Cultura e Arte) da Universidade Federal do Ceará. Doutor e Mestre em Linguística pela UFC.

Rafael Grohmann

Editor da revista Fronteiras – Estudos Midiáticos. Doutor em Ciências da Comunicação, com estágio de pós-doutorado pela UFRJ. Professor do Mestrado e Doutorado em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

10h30 – Intervalo

11h – Painel 2 – Propagação de informações fraudulentas e os ataques a jornalistas no contexto da democracia em vertigem

Convidados:

Juliana Dal Piva

Jornalista e colunista do UOL. Apresentadora do podcast “A vida secreta de Jair”. Antes, repórter especial do jornal O Globo e revista Época.

Fausto Salvadori

É um dos fundadores da Ponte Jornalismo e jornalista concursado da Câmara Municipal de São Paulo. Antes, atuou no The Intercept Brasil e foi repórter da Vice, Trip, TPM, Galileu, Folha.com, Agora SP, entre outros.

Mediação:

Eulalia Camurça

Doutoranda em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (PPGD/UFC). Professora do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e editora de telejornalismo do Sistema Verdes Mares.

12h30 – Almoço

14h – Painel 3 – Desertificação da mídia tradicional e os novos arranjos jornalísticos contemporâneos

Convidados:

Roseli Fígaro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado pela Universidade de Provence, França. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho.

Jana Sá

Repórter na Agência de Notícias Saiba Mais e apresentadora do Programa Balbúrdia, no canal do YouTube da Saiba Mais. Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020).

Mediação:

Kamila Fernandes

Professora e coordenadora do Curso de Jornalismo da UFC. Doutora em Estudos de Comunicação. Atuou em veículos como Folha de S. Paulo, O Povo e UOL, e hoje é integrante do podcast As Cunhãs.

15h30 – Intervalo

16h – Painel 4 – Fundo público de fomento ao jornalismo e políticas de democratização da comunicação

Maria José Braga

Presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e membro do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Helena Martins

Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB, 2018). Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Mediação:

Anderson Sandes

Professor do curso de Jornalismo da UFCA. Mestre em Literatura Brasileira pela UFC. Atuou no Jornal de Brasília, Sistema Verdes Mares e TV Ceará.

 

Dia 21 – Domingo

9h – Plenária Final – Aprovação do Plano de Ação e Luta dos Jornalistas do Nordeste