Home SinjorBA Prefeitura de Salvador garante apoio ao Encontro Nacional de Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Salvador garante apoio ao Encontro Nacional de Assessoria de Imprensa

por Fernanda Gama

A Prefeitura de Salvador vai apoiar a realização, na capital baiana, do 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), evento que será organizado pelo Sinjorba e pela Fenaj, previsto inicialmente para os meses de outubro ou novembro. Em paralelo, ocorrerá também o XI Congresso dos Jornalistas da Bahia.

O apoio foi dado pela secretária de Comunicação de Salvador, jornalista Renata Vidal, após encontro mantido no dia 13 de janeiro passado com a direção do Sinjorba e a presidente da Fenaj, Samira de Castro. “A Prefeitura tem todo interesse em ser parceira dos jornalistas na realização desses encontros”, afirmou a gestora municipal.

O Enjai ocorrerá após 6 anos desde sua última edição, que foi realizada no Espírito Santo, em 2017. A decisão final sobre o local do evento acontecerá em março, no Conselho de Representantes da Fenaj. Até o momento, apenas a Bahia (Salvador) apresentou oficialmente um protocolo de intenções para realizar o Encontro.

Podem participar do Enjai jornalistas profissionais assessores de imprensa e estudantes de jornalismo de todo o País, como delegados ou observadores. Os 31 sindicatos filiados à Federação realizam seus Encontros Estaduais de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAIs) ou Assembleias Gerais para indicação dos seus delegados ao evento.

Normalmente o Enjai e os Eejais debatem as questões gerais do Jornalismo e os problemas específicos enfrentados pelos profissionais nas assessorias de imprensa, segmento que emprega a maior dos jornalistas em atividade no Brasil. Um ponto que merecerá destaque no evento será a Assessoria de Imprensa no Serviço Público, tema inclusive citado pela secretária Renata Vidal durante a reunião com o Sinjorba e a Fenaj.