O 4ª Prêmio Abapa de Jornalismo, que teve solenidade de entrega na noite de 12 de novembro, no auditório do Senac, em Salvador, destacou reportagens e notícias publicadas em mídias impressas ou eletrônicas, produzidas por jornalistas e estudantes, que abordaram inovação, tecnologia e sustentabilidade no cultivo do algodão no oeste da Bahia, que é o segundo maior produtor do setor no país.
Durante o evento, o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, falou sobre a importância do jornalismo para dar visibilidade à agricultura baiana e da forma encontrada pela Associação para incentivar ainda mais essa pauta, através dessa premiação. Para esta quarta edição, a Abapa destinou um total de R$ 117 mil em dinheiro e troféus.
A cerimônia reuniu lideranças do setor jornalístico e representantes de entidades profissionais, como o Sinjorba, representado por seu presidente, Moacy Neves, e Fernanda Gama, vice-residente do sindicato. Reforçando a importância da imprensa na promoção de informações que conectem a sociedade aos setores produtivos, Moacy ressaltou o papel transformador do jornalismo ao mostrar histórias de superação e inovação no campo. “O prêmio é um reconhecimento do talento e da dedicação dos jornalistas, mas também evidencia a relevância de contar boas histórias que aproximem os diversos setores da sociedade”, declarou.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), convidada especialmente para o evento foi representada por sua presidente, Samira de Castro, que destacou o papel da imprensa em dar visibilidade às práticas sustentáveis. “A valorização do trabalho jornalístico, especialmente em temas fundamentais como a sustentabilidade, é um passo importante para fortalecer o papel da informação como agente de mudança social”, afirmou Samira, que parabenizou a iniciativa da Abapa por fomentar a qualificação de profissionais e estudantes.
Inovação
O tema da inovação contagiou também os organizadores do prêmio, que trouxe novidades em 2024, como a inclusão da categoria Podcast na modalidade Jovem Talento, incentivando a inovação entre estudantes. Além disso, pela primeira vez, a premiação destacou jornalistas de regiões produtoras com a categoria Regional, vencida por Vinicius Ramos Aguiar e Maiara Luz, do Canal Rural Bahia, com a reportagem “Algodão baiano se destaca pela qualidade e boas práticas de manejo”.
A cerimônia foi conduzida por Catiane Magalhães, apresentadora da AgroBand, e contou com a presença de representantes de entidades como Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), e Eudes Benício, coordenador geral de jornalismo da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia.
O Prêmio Abapa reafirma a importância do jornalismo na construção de uma sociedade mais informada e conectada às questões ambientais e produtivas. A iniciativa celebra o compromisso com a qualidade da informação, contribuindo para fortalecer o setor do algodão e promover a troca de conhecimentos entre profissionais experientes e talentos emergentes.