A presidenta do Sinjorba, Fernanda Gama, participou neste domingo (2) do evento virtual em celebração ao Dia Internacional pelo Fim da Impunidade por Crimes contra Jornalistas (IDEI 2025), promovido pelo Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade e Educação (CAESE|CEAEDD).
O encontro, que teve como tema “Bate-papo GBV: Aumentando a conscientização sobre a violência de gênero facilitada por IA contra mulheres jornalistas”, reuniu profissionais das áreas de jornalismo, direito e educação, do Brasil, França e Canadá, com o objetivo de discutir os desafios enfrentados por mulheres jornalistas no espaço digital, as novas formas de assédio e desinformação no ambiente virtual e o efeito inibidor que esses ataques têm sobre a liberdade de expressão.
Esta foi a segunda edição do IDEI organizada pelo CAESE|CEAEDD, instituição reconhecida por sua atuação internacional em sustentabilidade e educação, que vem se unindo à UNESCO em diversas ações que integram pesquisa, formação e comunicação em defesa dos direitos humanos e da liberdade de imprensa.
A diretora-geral do CAESE|CEAEDD, profª Drª Mara Rute Lima Hercelin, abriu o evento diretamente da França, com a conferência “Educação e Agenda 2030: formando lideranças femininas para os desafios globais”. A jornalista Karen Póvoas, diretora de Comunicação do CAESE, foi responsável pela mediação das discussões.
Para Fernanda Gama, a participação do Sinjorba nesse debate é essencial para fortalecer a defesa do jornalismo como pilar democrático. “Discutir a impunidade e a violência, especialmente contra mulheres jornalistas, é fundamental num momento em que o ambiente digital se tornou um novo campo de ameaças. Precisamos estar unidas, internacionalmente, na construção de estratégias de proteção, formação e combate à desinformação. Esse diálogo global, que tem o apoio da UNESCO e de instituições parceiras, reforça o compromisso do Sinjorba com uma comunicação segura e comprometida com os direitos humanos”, afirmou a presidenta.
Após o debate, foi criado o Grupo de Trabalho Comunicação 2030, que reúne profissionais, representantes institucionais e membros da sociedade civil para desenvolver materiais educativos e campanhas de sensibilização sobre violência digital e liberdade de imprensa. As atividades do GT terão início em novembro e, em até 90 dias, o conteúdo produzido será publicado na revista francesa do CAESE, ampliando o alcance global das reflexões.



