O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, e o advogado da entidade, Victor Gurgel, se reuniram na manhã desta sexta-feira (29) com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Maurício Brito. O encontro abordou uma série de irregularidades identificadas em veículos de comunicação no estado.
Entre as questões apresentadas, destacam-se irregularidades nas contratações, uso inadequado de estagiários em desacordo com a legislação vigente e outros problemas que afetam diretamente a categoria dos jornalistas. O Sinjorba tem intensificado sua atuação para coibir práticas que desrespeitem os direitos trabalhistas e precarizem as condições de trabalho dos profissionais.
Além disso, o Sindicato pediu apoio do MPT para atuar junto ao Sertep, entidade patronal que representa as empresas de rádio e TV, visando à regularização da representação dos jornalistas nos veículos da capital e do interior. De acordo com o presidente do Sinjorba, o Sertep tem ignorado as tentativas de diálogo, como o envio de correspondências, dificultando avanços em questões importantes para a categoria.
“Estamos vigilantes e atuando em todas as frentes para garantir que as leis sejam cumpridas e os direitos da nossa categoria sejam respeitados. A atuação do Ministério Público do Trabalho será fundamental para garantir que as empresas cumpram a lei e respeitem os direitos da categoria”, finalizou Moacy.