Home SinjorBA Profissionais de imprensa em quatro cidades recebem vacina contra gripe H1N1

Profissionais de imprensa em quatro cidades recebem vacina contra gripe H1N1

por Fernanda Gama

Atento às necessidades dos jornalistas, o Sinjorba, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e de Publicidade no Estado da Bahia (Sinterp), vem buscando junto às autoridades de saúde da Bahia a vacinação dos profissionais de imprensa contra gripe influenza (H1N1), em campanha já iniciada pelas prefeituras. A entidade oficializou o pedido à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA).
O Decreto 10.288, de 22 de março de 2020, do governo federal, define os serviços relacionados à imprensa como essenciais neste momento da crise do covid-19 e que os profissionais devem receber medidas para evitar adoecimento. Como a categoria cobre unidades de saúde e as ações de governos, o Sinjorba achou por bem pedir a imunização dos profissionais também contra o H1N1. As autoridades sanitárias dizem que afastar a possibilidade de gripe daqueles que estão trabalhando, facilita na precaução pelo isolamento antes de um diagnóstico positivo do coronavírus de quem tiver sintomas, que são semelhantes.
Independente das respostas da Sesab e Cosems, através de suas diretorias regionais, a entidade se adiantou e enviou ofício para as principais prefeituras do Estado, fazendo o mesmo pedido. Dois municípios já atenderam o pleito e já vacinaram mais de 30 jornalistas e radialistas (Jequié e Tanhaçu). Outros dois garantiram que farão a vacinação destes profissionais, como Itabuna que vai começar na próxima quarta-feira (8) e Barreiras que deve realizar nos próximos dias.
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) também enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando a inclusão dos jornalistas no grupo prioritário de vacinação da gripe (Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Isso para garantir que os municípios recebam mais doses da vacina. O governo federal adiantou o calendário de vacinação em 2020 como uma das medidas de prevenção à pandemia do coronavírus (COVID-19).
O Sinjorba aguarda agora a resposta tanto do secretário, Fábio Vilas Boas, tanto de outras autoridades municipais, para garantir a vacinação dos profissionais com celeridade, visto que jornalistas e radialistas que estão na linha de frente da cobertura da pandemia estão submetidos ao risco de contaminação.