Home Reconhecimento à exposição

Reconhecimento à exposição

por Fernanda Gama

A decisão histórica tomada pela CIB no dia 18 de maio de 2021 é o reconhecimento dos gestores de saúde à exposição dos jornalistas e radialistas à covid-19, conforme vinha reivindicando o Sindicato.

O Sinjorba iniciou a movimentação para inclusão dos jornalistas e radialistas nas prioridades do plano de vacinação contra a Covid após observar a explosão de casos no primeiro trimestre de 2021, que se confirmou com a continuidade alta dos números no mês de abril. A entidade realizou contatos com as autoridades, mostrando a realidade e pedindo apoio neste sentido.

Tal situação motivou o apoio de vários setores, que reconheceu a exposição de jornalistas e radialistas à contaminação, em especial do legislativo estadual baiano e de várias câmaras de vereadores de importantes cidades.

Na Assembleia Legislativa da Bahia foram apresentadas várias matérias neste sentido, sendo um projeto de lei e outros projetos de indicação. Também foram apresentados projetos de indicação, alguns já aprovados pelas casas, nas câmaras de Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Jequié, Itabuna, Ilheus, Barreiras e Juazeiro.

Essas iniciativas visam ampliar o entendimento da sociedade e das instituições acerca da importância do pleito, de forma a não ser confundido com um privilégio de uma categoria específica.