Home SinjorBA Reunião em Feira de Santana discute mobilização em defesa do registro

Reunião em Feira de Santana discute mobilização em defesa do registro

por Fernanda Gama

Na noite desta terça (17), na Faculdade Anísio Teixeira, a diretoria do Sinjorba reuniu jornalistas e radialistas em Feira de Santana para debater formas de reagir a MP 905 que, entre outras mazelas, acaba com o registro profissional das duas categorias. Participaram do encontro o presidente do Sindicato, Moacy Neves, além dos diretores da Regional Nordeste, Marly Caldas e Wilson Mário.
Na reunião, os profissionais tiraram dúvidas sobre a Medida Provisória e seus impactos e debateram algumas iniciativas a serem empreendidas em Feira de Santana na luta contra seus efeitos. De imediato, serão procurados os vereadores do município em busca de assinaturas de apoio contra a MP e serão produzidas matérias e entrevistas para divulgação nos veículos de comunicação da cidade.
Uma outra definição da reunião foi a realização de um seminário sobre a situação da comunicação em Feira de Santana, bem como os problemas enfrentados pelos trabalhadores do setor. Os colegas se queixaram da situação salarial, do crescimento das contratações via Pessoa Jurídica e do mercado predador de publicidade, que vem enfraquecendo o jornalismo, em especial nas rádios.
Na manhã desta quarta (18), o presidente do Sindicato concedeu entrevistas às rádios Princesa FM e Sociedade de Feira, falando sobre a MP 905. Ele explicou como a Medida impacta a sociedade, que será a vítima final de um mercado de trabalho da comunicação desregulamentado e ainda mais precarizado. Moacy Neves aproveitou a oportunidade e conclamou os jornalistas a se sindicalizarem para fortalecer o Sinjorba, garantindo mais legitimidade e força da entidade na defesa da categoria.