Painéis com temas atuais, que reciclam o profissional de comunicação da área de Assessoria de Imprensa fizeram parte do segundo dia do 22° Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), realizado em Salvador, na Bahia pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba).
No primeiro painel com o tema “Responsabilidade Profissional e Ética em Tempo de pós-verdade”, ministrado pelo jornalista da Universidade de São Paulo (USP), Wilson da Costa Bueno e o relator da PL da Fake News, deputado Federal do PCdoB, Orlando Silva debateram com os delegados dos sindicatos de todo Brasil e observadores pontos importantes sobre o processo de recons profissional.
Já no segundo painel, os jornalistas Guilherme Pichonelli da Vira Comunicação e Naiana Rodrigues, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), palestraram com o público sobre os impactos das tecnologias Digitais no Cotidiano das redações e assessoria, com foco na discussão sobre dados, inteligência artificial, o uso da tecnologia a favor e contra o trabalho do jornalista.
Pela tarde, foi a vez dos jornalistas André Santana, colunista do UOL e Vera Longuini do Ateliê da Notícia com o tema Ensino do Jornalismo e as exigências do Mercado do Trabalho explicando sobre a importância dos debates nas salas de aula, para melhor aprimoramento do futuro assessor de imprensa, entre outros pontos importantes.
Falando sobre jornalismo de marca, com a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Claudiane Carvalho e a consultora de comunicação Michelle Rubim destacou a forma de como fazer o jornalismo patrocinado dentro do jornalismo de marca e a produção autoral, além de outros pontos importantes e que agregaram muito conhecimento aos mais de 100 participantes.
Participando pela primeira vez do ENJAI, o jornalista Neuzivan dos Santos, de 25 anos, conta que a experiência tem sido incrível no encontro. “Viajei por 16 horas para chegar aqui e levarei muito conhecimento e novas amizades profissionais. O segundo dia foi genial e cheio de possibilidades”, declarou.
Encerrando o dia, foram apresentados os cases “Assessoria de Imprensa na Construção da Cidadania”, apresentado pelos representantes do Governo da Bahia, Augusto Oliveira “Faustão” e AndersonFraga; “Redes Sociais como Instrumento de Comunicação com a Sociedade”, com PV Bispo, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador. E “Comunicação que Transforma Vidas e a Sociedade”, com a fundadora da agência Via Press, Elaine Hazin.
O 22º Enjai em o patrocínio do Governo do Estado (através das secretaria de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Neoenergia/Coelba, Assembleia Legislativa da Bahia, Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), além dos apoios da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e Soma Impressões.