Foi lançado em Salvador, nesta terça (07), a 4ª edição do Prêmio Abapa de Jornalismo. Promovido pela Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), a iniciativa distribuirá R$ 117 mil nas categorias Profissional e Jovem Talento, além de certificados e troféus aos ganhadores. O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) esteve presente no lançamento e renovou o apoio da entidade ao projeto.
Para este ano, a premiação traz duas novidades para a categoria Profissional, com a criação das modalidades Rádio e Regional. Esta última visa valorizar os veículos das áreas produtoras de algodão – sudoeste e oeste da Bahia -, prestigiando quem trabalha no dia a dia da cobertura do agronegócio local. Na categoria Jovem Talento (estudantes de Jornalismo), além das modalidades Escrita e Vídeo, os estudantes poderão inscrever conteúdos na modalidade Podcast.
No evento, o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, junto com sua equipe, apresentou as novidades do regulamento, que podem ser conferidos no site www.abapa.com.br. Poderão ser inscritas reportagens publicadas entre 8 de maio e 18 de setembro de 2024. Para os estudantes de jornalismo, serão realizados o ciclo de palestras e visita técnica no oeste da Bahia, nos dias 29 e 30 de agosto, como apoio para que eles possam se aprofundar sobre a cultura do algodão.
“O prêmio é um reconhecimento do profissional de Jornalismo, incentiva jovens talentos estudantes de comunicação e permite que possamos ver retratadas as histórias das pessoas do nosso setor que merecem ser contadas”, disse Luiz Bergamaschi. Ele declarou ser uma grande alegria ver o momento de interação com os jornalistas e estudantes que atividade proporciona.
O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, que esteve presente no lançamento, declarou ser esta iniciativa uma oportunidade de valorização do trabalho profissional dos jornalistas. “Além de ser um incentivo, o prêmio proporciona a possibilidade de a categoria vislumbrar novas fronteiras de trabalho, com abertura de boas oportunidades e perspectivas profissionais fora da capital e em um segmento da economia que cresce acima da média”, declarou.
A 4ª edição do Prêmio Abapa de Jornalismo conta com a parceria da Secom-BA, ABI-BA e instituições de ensino como UFBA, UNIFACS, UNIFTC e UNIJORGE e UESB. A premiação ocorrerá no final do ano, em data a ser divulgada. O lançamento teve a presença do presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, Humberto Miranda e da vice-presidente, Carminha Missio, além de colegas jornalistas de diversos veículos de Salvador.