O Sindicato dos Jornalistas da Bahia está apoiando uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal da Bahia (Brasil), juntamente com a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) que tem como tema “Jornalistas e Inteligência Artificial: Percepções, Práticas, Desafios e Oportunidades”.
A pesquisa tem como objetivo a disponibilização pública de evidência sobre o atual estado de percepção e de práticas resultantes da adoção de aplicações de Inteligência Artificial (IA) por jornalistas profissionais no contexto Ibero-Americano. No estudo, o termo “Inteligência Artificial” refere-se a todas as formas computacionais automatizadas que apoiem os jornalistas a recolher, analisar e apresentar informações, classificar dados, identificar padrões, gerar pistas e criar conteúdo escrito e audiovisual (imagens, áudio, vídeo, código).
A Fenaj incentiva os jornalistas a participarem da pesquisa, respondendo voluntariamente ao questionário contante no link abaixo. Todos os dados recolhidos são integralmente anônimos, geridos e tratados nos termos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (UE) e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) do Brasil. Serão exclusivamente usados em contexto acadêmico e no âmbito da divulgação pública pelas entidades parceiras.
Os responsáveis pela pesquisa disponibilizam contato para que os interessados em participar da pesquisa possam tirar suas dúvidas ou pedir informações (ver abaixo).
Além do Sinjorba, o estudo tem como parceiros a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Sindicato dos Jornalistas Portugueses (SJ), Federación de Asociaciones de Periodistas de España (FAPE) e Red de Colegios Profesionales de Periodistas (Espanha).
Clique AQUI e responda ao Questionário (Brasil)
Emails de contatos
– Suzana Barbosa (sobarbosa@ufba.br – Universidade Federal da Bahia)
– Paulo Nuno Vicente (pnvicente@fcsh.unl.pt – Universidade Nova de Lisboa)
– Sara Perez Seijo (s.perez.seijo@usc.es – Universidade de Santiago de Compostela)