Home SinjorBA Sinjorba celebra 80 anos com solenidade marcada por homenagens, memória e reafirmação de lutas

Sinjorba celebra 80 anos com solenidade marcada por homenagens, memória e reafirmação de lutas

por Fernanda Gama

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) celebrou, na noite da última segunda (14), seus 80 anos de fundação, com uma solenidade especial realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. O evento reuniu jornalistas, autoridades políticas, representantes de entidades sindicais e do movimento social, além de ex-dirigentes da entidade, para lembrar a trajetória histórica da instituição e reafirmar seu papel essencial na defesa do jornalismo, da democracia e dos direitos da categoria.

A mesa solene foi composta pelo presidente do Sinjorba, Moacy Neves; o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza; o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA), Ernesto Marques; o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), Augusto Vasconcelos; o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT); a vereadora Aladilce Souza; e o médico Jorge Vita, filho de Alberto Vita, fundador e primeiro presidente do Sinjorba.

A solenidade reuniu jornalistas, autoridades políticas, representantes de entidades sindicais e do movimento social, além de ex-dirigentes da entidade. (Foto: Flavimir Guimarães)

Durante a cerimônia, o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, ressaltou o simbolismo da data: “Celebrar 80 anos é celebrar a coragem dos que enfrentaram tempos difíceis e a responsabilidade que temos com o presente e o futuro da profissão. O Sinjorba é mais que um sindicato. É um instrumento de transformação e de defesa da democracia”, afirmou.

A vice-presidenta da entidade, Fernanda Gama, que atuou como mestre de cerimônia da solenidade, também expressou seu orgulho em fazer parte da história do sindicato. “O Sinjorba é feito por jornalistas e para jornalistas. É união, é resistência, é compromisso com a nossa categoria. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa caminhada”, declarou.

A noite contou com uma retrospectiva dos 80 anos do Sinjorba, apresentada por Nelson Cadena, e a participação de ex-presidentes e dirigentes da entidade. (Foto: Flavimir Guimarães)

Pesquisa dos 80 anos

A programação da noite contou ainda com a apresentação de uma retrospectiva sobre os 80 anos do Sinjorba, conduzida pelo jornalista e escritor Nelson Cadena, que resgatou os principais marcos da entidade nos anos anteriores à fundação, em 1945, tendo à frente os colegas como Áureo Contreiras, Alberto Vita e Mário Sandes, até a obtenção da Carta Sindical, em 1951, elegendo um ano depois Heron de Alencar como seu primeiro presidente pós-reconhecimento pelo Ministério do Trabalho.

O diretor do Sindicato, Nestor Mendes Júnior, coordenador da pesquisa que vem sendo feita para elaborar uma publicação sobre estas décadas, também participou da condução da apresentação histórica. Esta parte da solenidade teve ainda a presença de três ex-presidentes da entidade (Carlos Navarro, Majorie Moura e Raimundo Lima), além de uma vice-presidente (Mariene Maciel).

Kardé presidiu o Sinjorba de 2004 a 2010 e atuava como secretária-geral na atual gestão. Dedicou sua vida à defesa dos jornalistas e ao fortalecimento da luta sindical e democrática. (Foto: Flavimir Guimarães)

Homenagem a Kardé

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a homenagem à jornalista Kardé Mourão, ex-presidenta do Sindicato, falecida recentemente. Um vídeo com depoimentos emocionados de colegas e amigos foi exibido, destacando seu legado de luta e dedicação à entidade e à profissão. Seu filho, Artur Lopes, visivelmente emocionado, falou em nome da família, agradecendo a todos pela lembrança.

Em sua intervenção inicial, o presidente do Sinjorba lembrou também de outras duas perdas recentes da categoria. Primeiro, em fins de março, do jornalista Lamartine Augusto, 91 anos, que era o filiado contribuinte com mais idade entre todos os associados e que, em 2024, renovou sua carteira da Fenaj. A outra colega que nos deixou, já em abril, foi Wanda Chase, que marcou época como repórter na TV Bahia e na luta anti-racista.

O evento foi encerrado com um coquetel comemorativo, reunindo jornalistas de diferentes gerações em um momento de celebração, reencontro e fortalecimento dos laços da categoria.

Uma noite marcada pela memória, reconhecimento e compromisso com a história do jornalismo baiano. (Fotos: Flavimir Guimarães)

Clique AQUI e confira o álbum de fotos da solenidade 80 Anos Sinjorba.