Home SinjorBA Sinjorba critica possível “critério ideológico” na indicação de cargos para secretarias de Comunicação

Sinjorba critica possível “critério ideológico” na indicação de cargos para secretarias de Comunicação

por Fernanda Gama

O Sinjorba contesta a exoneração do jornalista José Pacheco, na Secom-BA. O que se apurou até o momento — e sem que o Governo do Estado apresentasse as razões de sua conduta — é que o episódio foi motivado por pressões de “ordem ideológica”. Pacheco foi nomeado, na semana passada, para a função técnica de COORDENADOR DE JORNALISMO, mas teve sua nomeação tornada sem efeito na última terça (10.01).

Segundo o que foi apurado pelo SINJORBA, o Jornalista teve sua indicação contestada porque, entre outras, exerceu a função de secretário Municipal de Comunicação numa das gestões do prefeito ACM Neto (UB), em Salvador, além de coordenar a Comunicação do ex-candidato a governador João Roma (PL), nas últimas eleições, em outubro.

Caso a justificativa do Governo do Estado seja mesmo de “veto ideológico”, o SINJORBA repudia tal prática. José Pacheco é respeitado entre seus pares pela capacidade como gestor de comunicação, condição conquistada através da formação e da experiência de décadas na prática do Jornalismo em diferentes meios e veículos, de diferentes matizes ideológicos ou partidários, exercendo o mister jornalístico de maneira independente, sem vinculação militante ao contratante, apenas cumprindo o básico princípio da relação capital e trabalho.

No momento em que o Brasil passa a limpo o atraso vivido nos últimos quatro anos — com a postura autoritária e desrespeitosa mantida pelo ex-presidente da República para com a imprensa e seus trabalhadores — o SINJORBA defende o pleno respeito à integridade, moral e profissional, de todos os Jornalistas.