Home SinjorBA Sinjorba e Fenaj articulam em Brasília aprovação da PEC do Diploma

Sinjorba e Fenaj articulam em Brasília aprovação da PEC do Diploma

por Fernanda Gama

Uma caravana formada por 30 sindicalistas, de 16 sindicatos de jornalistas do país e membros da diretoria da Fenaj, participou em Brasília nesta terça e quarta (18 e 19 de abril) de um corpo a corpo junto aos deputados federais, na Câmara, em Brasília. A pauta das conversas foi a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que restabelece o diploma de jornalismo como pré-requisito à concessão de registro profissional.

Foram feitas dezenas de reuniões e conversas com parlamentares de todos os estados e partidos, entre os quais deputados da Bahia. Temos explicado a todos que a PEC não vai retroagir para prejudicar aqueles que têm registro com base nas regras atuais. Assim como não será impedido a nenhuma pessoa exprimir suas opiniões sobre qualquer tema nos veículos de comunicação, como sempre aconteceu.

Nossa proposta visa o restabelecimento do critério de ingresso na profissão, com formação qualificada, acabando com a bagunça atual e banalização na concessão dos registros. Jornalismo é hoje a única profissão regulamentada do Brasil para a qual não há qualquer requisito prévio para se conquistar o documento oficial para o exercício profissional.

Mapeamento dos votos

Abaixo divulgamos a lista dos parlamentares com os quais já conversamos. Dos 14 já contactados, 11 manifestaram apoio à nossa PEC, sendo que alguns até postaram mensagens de apoio em suas redes, inclusive com foto. Outros três nós apresentamos o pleito e eles ficaram de refletir e responder posteriormente.

O Sinjorba vai continuar procurando os deputados baianos para conversar. Já foram solicitados encontros com outros parlamentares e a entidade vai voltar a Brasília no início de maio para continuar o corpo a corpo junto àqueles com os quais não conseguirmos conversar na Bahia.

Para este trabalho de convencimento será muito importante a participação da categoria. Tanto dos colegas que são assessores diretos desses parlamentares, buscando seu apoio para a pauta e/ou marcando reuniões deles com o Sindicato, quanto de todos os demais jornalistas, enviando mensagens pelo e-mail, WhatsApp e redes sociais pedindo o seu apoio para a PEC.

Fundo de Mobilização

A Fenaj planeja manter o corpo a corpo em Brasília todas as semanas. Para isso, pede aos colegas que contribuam e busquem contribuições para o Fundo de Mobilização que criamos com objetivo específico de bancar a luta pela PEC do Diploma. Sem esta contribuição será muito difícil garantir a mobilização permanente na Câmara dos Deputados. E, sem isso, a matéria não será aprovada.

A avalição da direção da Fenaj é que há receptividade para aprovar o texto, mas é preciso trabalho da diretoria da Federação e dos sindicatos, bem como o apoio de toda a categoria.

PLACAR DOS VOTOS

Disseram SIM à PEC do Diploma
Alice Portugal (PCdoB)
Antônio Brito (PSD)
Bacelar (PV)
Daniel Almeida (PCdoB)
Elmar Nascimento (União)
João Leão (PP)
Jorge Solla (PT)
Lídice da Matta (PSB)
Paulo Magalhães (PSD)
Valmir Assunção (PT)
Zé Neto (PT)

Ficaram de pensar sobre a PEC
Alex Santana (Republicanos)
Charles Fernandes (PSD)
Pastor Sargento Isidorio (Avante)