Nesta quarta (10), o presidente do Sinjorba, Moacy Neves e o diretor de Comunicação, Gabriel Carvalho, se reuniram com o presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Rodrigo Hita. A conversa teve como objetivo discutir possibilidades de capacitação para jornalistas que atuam no setor público, tanto no Estado da Bahia, como também em prefeituras e câmaras de vereadores.
O Sindicato quer aproveitar a expertise da Fundação nas áreas de desenvolvimento e capacitação de pessoas, modernização da gestão e serviços públicos, para incluir os assessores de imprensa que servem a órgãos públicos no rol dos potenciais capacitados pela instituição. A parceria comporia o programa de capacitação da entidade para 2024, que será lançado após o Carnaval, com pelo menos 12 cursos de requalificação profissional.
A ideia é que Sinjorba e FLEM possam oferecer cursos voltados para as especificidades do setor público, mas também outros ligados à área de internet e novas tecnologias aplicadas ao trabalho de assessoria de comunicação. No último Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Enjai), realizado em Salvador, em novembro passado, o tema foi bastante citado pelos presentes como uma necessidade dos profissionais que atuam na área.
Com a sinalização positiva da Fundação, o Sinjorba vai elaborar o projeto e apresentar à instituição. A entidade vai aproveitar parte dos programas de cursos que já estão sendo apreciados pela Secretaria do Trabalho no âmbito do Qualifica Bahia, mas cujo alcance são os jornalistas que estão sem emprego no momento.