O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz) lançam oficialmente, na próxima quarta-feira (19), o Prêmio de Jornalismo “Tributação e Justiça Social” 2026, que traz como tema “Informar para Transformar: o Jornalismo a Serviço da Justiça Tributária”. A iniciativa estimula jornalistas a traduzir temas fiscais e econômicos sob a ótica da cidadania e da equidade.
O Prêmio vai reconhecer produções jornalísticas que abordem a função social dos tributos, a reforma tributária e o impacto das políticas fiscais sobre a vida da população, valorizando o jornalismo crítico e de interesse público que contribui para a compreensão da relação entre tributação, cidadania e desigualdade.
O lançamento do prêmio para a imprensa acontece, às 12h, no restaurante Salvador Dali, no Rio Vermelho, reunindo dirigentes das duas entidades, jornalistas, fazendários e convidados.
“A justiça social começa também pela justiça fiscal. Jornalistas que explicam isso ajudam a formar consciência cidadã em nossa população”, destaca Fernanda Gama, presidenta do Sinjorba. Ela reforça que o Sinjorba tem incentivado a realização de prêmios de jornalismo como forma de valorizar o trabalho dos profissionais, estimular o jornalismo de qualidade e elevar a autoestima da categoria, que tem sido duramente atacada nos últimos anos.
“Fizemos recentemente, junto à CBPM, ao IBRAM e à Galvani, o Prêmio Mineração e Sustentabilidade, e teremos outros pela frente. Essa política de reconhecimento é uma forma de mostrar o quanto o jornalismo baiano continua produzindo conteúdo de excelência e relevância social”, acrescenta.
A parceria entre Sinjorba e Sindsefaz é antiga e sólida. Começou em 2009/2010, com as duas edições da festa “CÊ FAZ FOLIA TROPICAL”, realizadas no Hotel da Bahia durante o Carnaval, e se consolidou ao longo dos anos por meio de promoções conjuntas, ações culturais, campanhas e patrocínios do Sindsefaz a diversas iniciativas dos jornalistas baianos. “Essa parceria se baseia em valores comuns: a defesa da democracia, do serviço público e da comunicação como direito social”, conclui Fernanda.
O Prêmio de Jornalismo “Tributação e Justiça Social” 2026 é mais uma expressão dessa colaboração e tem como missão ampliar o debate sobre a justiça fiscal como caminho para a justiça social, reconhecendo os profissionais que ajudam a traduzir o papel dos tributos no fortalecimento do Estado e na redução das desigualdades.



