Home Obituário Sinjorba lamenta a morte do comunicador feirense Itajay Pedra Branca

Sinjorba lamenta a morte do comunicador feirense Itajay Pedra Branca

por Sinjorba

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) manifesta profundo pesar pelo falecimento do comunicador Itajay Pedra Branca, ocorrido nesta quarta (07), aos 80 anos. Seu corpo foi sepultado na manhã desta quinta (08), no cemitério Jardim Celestial, em Feira de Santana, deixando esposa, dois filhos e duas netas.

Referência histórica do rádio em Feira de Santana e no estado, Itajay estava internado havia mais de 45 dias no Hospital São Matheus. Em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a comunicação, o Governo Municipal decretou luto oficial de três dias. Ele era servidor aposentado da Secretaria Municipal de Comunicação Social da cidade.

Com décadas dedicadas ao rádio, Itajay construiu uma carreira marcada pela versatilidade e pelo compromisso com a informação. Atuou como repórter, apresentador e narrador esportivo, tornando-se uma das vozes mais respeitadas da comunicação baiana. Sua atuação ganhou projeção histórica em 13 de maio de 1981, quando realizou a primeira divulgação, no Brasil — e possivelmente na América do Sul — do atentado sofrido pelo papa João Paulo II, diretamente do Vaticano.

Reconhecido como um comunicador de alcance internacional, também participou da cobertura de oito Copas do Mundo e quatro edições dos Jogos Olímpicos. “Ainda criança, ouvi uma memorável narração do jogo Fluminense Feira 1 X 2 Fluminense-RJ, em partida com a presença de craques como Rivelino, Marinho Chagas e Gil, jogo histórico pelo Brasileiro de 1977, ocorrido no Joia da Princesa”, lembra o ex-presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

O sindicalista cita ainda que em 5 de junho de 2021, nas dependências da UNIFTC, em Feira, ele encontrou com Itajay. A data é importante, porque foi o primeiro dia da vacinação prioritária dos profissionais de comunicação na cidade e, mesmo vacinado por idade, ele fez questão de comparecer ao início da imunização dos colegas. “Ele me deu um abraço e agradeceu ao Sindicato pela luta em prol da vida da categoria”, rememorou Moacy.

Em nome de seus dois filhos, o jornalista e professor Andrews Ferreira Pedra Branca e Itajay Júnior, radialista e pedagogo, o Sinjorba se solidariza com familiares, amigos e colegas de profissão, prestando homenagem a um profissional que marcou gerações, elevou o nome do rádio baiano e deixou um legado de ética, pioneirismo e amor à comunicação.