Home Cursos Sinjorba participa do curso Direitos Humanos em Diálogo com Jornalistas

Sinjorba participa do curso Direitos Humanos em Diálogo com Jornalistas

por Sinjorba

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), representado por seu secretário de Relações Institucionais e Jurídicas, Ney Sá, participou da mesa de abertura do curso de extensão, “Direitos Humanos em Diálogo com Jornalistas”. A primeira atividade foi realizada no dia 9 de novembro, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA. O projeto é uma parceria entre as universidades federal e estadual da Bahia, que envolve, pela UFBA, as faculdades de Ciências Humanas, Comunicação e Direito e as pós-graduações em Ciências Sociais, Comunicação, Farmácia e Ciência Política; além do Colegiado em Ciências Sociais da UNEB.

O Sinjorba é uma das entidades apoiadoras do curso, que tem como objetivo geral capacitar jornalistas, já com experiência no mercado de trabalho, a melhor compreenderem temas relacionados aos direitos humanos, democracia e violência. Em seu pronunciamento, Ney Sá ressaltou a importância da atividade, sobretudo na sociedade brasileira atual, que em período recente passou por um governo obscurantista e negacionista, sofrendo ataques às políticas públicas institucionais voltadas à defesa e garantia de direitos fundamentais das pessoas. O sindicalista também comentou sobre a proposta de qualificação da categoria. “Ninguém nasce pronto para lidar com essas questões (direitos humanos). O jornalista precisa estar em constante atualização. A iniciativa do curso é fundamental”, afirmou.

Uma das coordenadoras do Projeto, a professora do Departamento de Sociologia da UFBA, Mariana Possas, explicou que esse é o quarto curso oferecido, sendo o segundo voltado a jornalistas. O interesse pela categoria ser um dos públicos-alvo é o fato dos profissionais produzirem, no dia a dia, narrativas da realidade. Ela comentou que o curso foi criado a partir da vitória da extrema-direita nas eleições de 2018. Momento em que passou a ocorrer no país abertamente um discurso político contra os direitos humanos ou, pelo menos, contra determinados usos desses direitos. O projeto surgiu para combater a crise política discursiva daquele período contra os direitos humanos e a própria democracia.

A primeira mesa do curso, no dia 9, teve como tema “Segurança, racismo e a proteção de ‘bandidos’”. Os convidados para o diálogo foram os jornalistas Bruno Paes Manso (Núcleo de Estudos da Violência/USP), Izabelle Mundim (Instituto Sou da Paz), e os professores Luiz Lourenço (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFBA) e Larissa Neves (Iniciativa Negra por Nova Política sobre Drogas). O curso acontecerá todas as quintas-feiras até o dia 7 de dezembro.

As inscrições já foram concluídas, mas os interessados poderão assistir, posteriormente, os diálogos pelo Youtube, neste link.

Clique AQUI para mais informações sobre o projeto.