Home SinjorBA Sinjorba participa do XV Congresso Nacional dos Jornalistas de Imagem

Sinjorba participa do XV Congresso Nacional dos Jornalistas de Imagem

por Fernanda Gama

Sinjorba participa do XV Congresso Nacional dos Jornalistas de Imagem



A vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, participou da abertura do XV Congresso Nacional dos Jornalistas de Imagem, realizada na noite da última sexta-feira (27), no auditório da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em Salvador.

O evento, que também marcou as comemorações dos 70 anos da Arfoc Bahia, teve como tema “Democracia e Liberdade de Imprensa” e foi promovido pela Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc Brasil), com o apoio do Sinjorba e da ABI.

Além da vice-presidente do Sinjorba, também fizeram parte da mesa de abertura o presidente da Arfoc Brasil, Luiz Hermano Abbehusen, o presidente da ABI, Walter Pinheiro e o presidente da Arfoc Bahia, Roque Leonidas.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Arfoc Brasil, Luiz Hermano Abbehusen, que agradeceu a participação de todos os profissionais presentes e homenageou os 70 anos da Arfoc Bahia. “Neste evento fica nosso respeito e gratidão por tantos outros colegas de profissão que dirigiram e me antecederam na direção desta associação”, declarou Luiz Hermano.

O presidente da ABI, Walter Pinheiro, destacou a importância do XV Congresso Nacional dos Jornalistas de Imagem para debater as ideias e discutir assuntos importantes da profissão. “Com o avanço da tecnologia não podemos ver a fotografia ameaçada, pelo contrário, a fotografia consegue captar o que muitas vezes nossos olhos não veem de imediato”, ressaltou.

Emocionado, o presidente da Arfoc Bahia, Roque Leonidas, relembrou as dificuldades enfrentadas pela entidade e pela categoria nos últimos anos e reafirmou o compromisso com os profissionais de fotografia. “O momento desafiador. A tecnologia é fantástica, mas não podemos esquecer dos fotógrafos que lutam para se manter em um mercado cada vez mais precarizado”, alertou Leonidas.

Para representante do Sinjorba, Fernanda Gama, a unidade entre os profissionais do jornalismo é fundamental para que se alcance sucesso nas lutas. “No atual momento que vivemos no país e na nossa área, unir todos os seguimentos dentro da área do jornalismo é um passo importante. Essa nova gestão está mais atenta as demandas dessa categoria e vamos trabalhar juntos contra a precarização e para garantir que nossos direitos sejam mantidos”, assegurou a sindicalista.

O XV Congresso Nacional dos Jornalistas de Imagem seguiu até o dia 29 de setembro, com palestras sobre o uso de drones, o desafio do fotojornalismo no ambiente do smartphone e da internet, os desafios dos repórteres cinematográficos no mercado de trabalho, finalizando com a Assembleia Nacional da Arfoc-Brasil.


Fotos: Gabriela Simões