Home SinjorBA Sinjorba se solidariza com jornalista Samara Figueiredo e cobra apuração do Vitória

Sinjorba se solidariza com jornalista Samara Figueiredo e cobra apuração do Vitória

por Fernanda Gama

A Comissão de Mulheres do Sinjorba expressa seu apoio à jornalista Samara Figueiredo, da Rede Bahia, vítima de agressões verbais no último domingo (31), no Barradão, durante cobertura do BAVI, válido pelo Campeonato Baiano.

Ao final da partida, membros da torcida rubro-negra tentaram quebrar o vidro de proteção da cabine onde estava o produtor de conteúdo da ECB TV, Antônio Neto e, ao tentar tirá-lo do local, a jornalista foi agredida com diversos insultos misóginos e gestos obscenos. Os agressores, ainda jogaram um copo de cerveja em Samara e disseram que ela não deveria estar no estádio, pois “ali não é lugar de mulher” e que ela deveria estar “dormindo com alguém” para ter chegado onde chegou.

Foi necessária a intervenção da Polícia Militar para que as vítimas fossem retiradas em segurança do local. “Fiquei bem insegura de sair das cabines, fomos muito ameaçados. Eles gritavam a todo momento que uma hora eu ia ter que sair e que iriam me pegar”, relata Samara.

Além de se solidarizar com a jornalista, que estava em seu exercício profissional, a Comissão de Mulheres do Sinjorba lamenta que tal violência ainda aconteça nos tempos atuais, em um ambiente que deveria ser seguro e democrático, com respeito à diversidade e à pluralidade.

A Comissão solicita também que o Esporte Clube Vitória apure o ocorrido e adote medidas para que cenas lamentáveis como essa não voltem a acontecer. O Sinjorba ainda solicita à Rede Bahia o acompanhamento do caso e garanta que seus profissionais possam trabalhar com segurança, inclusive incentivando a denúncia aos órgãos competentes para que os culpados sejam punidos. Bom frisar, um dos pontos da Campanha Salarial Nacional dos Jornalistas em 2024 é exatamente a instituição, pelas empresas, de Protocolo de Segurança para o trabalho Jornalistas.

Por fim, a Comissão de Mulheres reafirma seu apoio à jornalista Samara Figueiredo e a todas as mulheres que passam por diversos tipos de violência diariamente. Aos agressores e assediadores, nosso repúdio, machistas não passarão. Lugar de mulher é onde ela quiser.

Comissão de Mulheres do Sinjorba